“Sou negra e sapatão” – e isso é um acto de resistência

Sexismo, racismo e lesbofobia são discriminações constantes que surgem de forma acumulada na vida de mulheres negras e lésbicas. Geanine Escobar fala-nos sobre a sua experiência.

Por  , do Público

FOTOGRAFIA CEDIDA

Nesta semana, Geanine Escobar fala-nos sobre a sua experiência como mulher negra e lésbica em Portugal, as reflexões que trouxe para a academia e a criação do Colectivo Zanele Muholi de Lésbicas e Bissexuais Negras.

A activista está a desenvolver a tese de doutoramento Cartografias da lesbiandade negra em contexto lusófono, na qual procura analisar “narrativas de vivências e micro-resistências de mulheres negras e lésbicas que residem em Portugal”.

“Além de ser preta, é fufa” – eis uma das expressões que, em Portugal, ainda se usam para ofender mulheres negras e lésbicas, em particular as que não performam feminilidade.

Sexismo, racismo e lesbofobia são discriminações constantes que surgem de forma acumulada nas suas vidas. “Se as lésbicas brancas sofrem com a lesbofobia, eu gostaria que houvesse uma reflexão sobre como as lésbicas negras sofrem ainda mais, porque elas não estão enquadradas em várias cobranças [exigências] que a sociedade portuguesa faz”, diz Geanine. Para estas pessoas, em particular quando se trata de mulheres africanas de países de língua portuguesa, essas discriminações podem ser esmagadoras: “O português não é falado da forma como se ‘deveria’ falar, a roupa não é a que ‘deveria’ ser vestida, o cabelo não é liso, a cor não é branca, a classe social é normalmente mais baixa, são mulheres que, por norma, não estão no âmbito académico”.

São mulheres que não encaixam nos padrões sociais dominantes e que vêem partes da sua identidade serem apagadas quando outros e outras não conseguem reconhecer as “diferenças dentro das diferenças”. São invisibilizadas – mas querem ser vistas e reconhecidas na sua diversidade, tanto nos movimentos sociais de que fazem parte como no dia-a-dia.

 

+ sobre o tema

Simone Biles é gigante no compromisso contra cultura de violência sexual

Os Jogos Olímpicos têm resgatado a emoção do brasileiro....

A Mulher Negra Guerreira está morta…

Há poucas horas, enquanto lutava com a realidade de...

Territorialidades de Cidinha da Silva

Programa Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato...

para lembrar

O conceito de gênero por Heleieth Saffioti: dos limites da categoria gênero

Se, para muitas feministas, o conceito de gênero é...

Crônicas no limiar do poético: Baú de miudezas, sol e chuva

Um texto só é um texto se ele oculta...

Machismo recua, mas 23% condenam roupa curta de mulher, diz estudo

Recentemente, alguns pararam de se referir a mulheres por...

Alunas da UFRGS criam coletivo que reforça a presença da mulher negra na dança

'Coletivo Corpo Negra' reuniu e fortaleceu bailarinas negras dentro...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=