Companhia aérea se desculpa após acusar jogadores de basquete de furto

Aeromoça expulsou jovens, presenteados com cobertores da 1ª classe

Do O Globo 

Jogadores foram acusados de furto injustamente – Reprodução/Instagram

— A companhia aérea American Airlines se desculpou com dois jogadores do time de basquete Memphis Grizzlies, da G League, afiliada à NBA, que foram expulsos de um voo em Dallas, nos Estados Unidos, acusados injustamente de terem furtado cobertores. Uma comissário de bordo negra culpou Marquis Teague e Trahson Burrell, também negros, de pegarem mantas da primeira classe que haviam sido dadas de presente a eles por passageiros.

Os dois jogadores embarcaram no avião, operado pela Envoy Air, na noite de Natal, a caminho de um jogo no estado de South Dakota. Dois passageiros na primeira classe deram seus cobertores a Teague e a Burrell enquanto eles caminhavam para seus assentos. A aeromoça, porém, os acusou de furto. A dupla foi expulsa do voo após a discussão. Com a repercussão do caso, o gerente da companhia se desculpou com os jogadores, que foram levados de primeira classe em outro voo para Sioux Falls.

Nenhum dos atletas comentou o incidente. Mas o técnico assistente da equipe, Darnell Lazare, destacou no Twitter que a aeromoça viu “dois jovens negros” com cobertores da primeira classe e já perguntou se eles os haviam roubado.

“Que tal ensinar as pessoas a procurar os fatos antes de pular para as conclusões?”, sugeriu o treinador após o incidente, que, para ele, foi motivado pela cor da pele dos jovens.

O episódio chega um mês depois de o CEO da American Airlines informar a funcionários que a companhia vai implementar um novo treinamento e criar uma equipe especial para analisar queixas de discriminação. Em outubro, a Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor alertou passageiros negros de racismo em voos de aéreas americanas, sobretudo da American Airlines.

Os jovens jogam na liga de desenvolvimento da NBA, um degrau abaixo da principal liga de basquete americana. Seu time venceu o jogo de Natal contra o Sioux Falls Skyforce por 131 a 115. Teague marcou 15 pontos e Burrell, 11.

+ sobre o tema

Querido atleta branco

Foi com enorme desprazer que me deparei com a...

Quando a morte bate na porta de meu vizinho

É desanimador ter que acordar com a notícia de...

Pessoas brancas: o padrão social normativo

Se você é uma pessoa branca, você é uma...

para lembrar

Dois alunos da Ufopa são denunciados à Justiça por crime de racismo

A denúncia foi oferecida à Justiça no dia 18...

Amarildo: julgamento dos 25 PMs acusados já está na fase final

Juíza analisa as últimas alegações da acusação e da...

Top diz que caça-talentos a chamou de “macaca”

A modelo brasileira Emanuela de Paula afirma que...

Europa e Xenofobia, um gigante engolindo o próprio rabo

Por: Allan Robert P. J.   A Europa...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=