Sesc promove, em março, o projeto Mulheria

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Sesc Sorocaba oferece uma programação especial que destaca o protagonismo da mulher em diferentes linguagens artísticas.

Do Jornal Cruzeiro

samba de Dandara abre a agenda musical nesta sexta – Foto: Reprodução/Facebook

Intitulado Mulheria, o projeto ocorre durante todo o mês de março com diversas atividades idealizadas pelas mulheres responsáveis pela programação da unidade, somando diversas visões de mundo e maneiras de sentir a vida.

Orquídeas do Brasil , banda que acompanhava Itamar Assumpção Foto: Reprodução/Facebook

Na área da música, a programação será aberta nesta sexta-feira (2), às 20h, com show do grupo Samba de Dandara, com participação especial da cantora paulistana Paula Sanches. Formado exclusivamente por musicistas, o grupo proporciona a reflexão sobre o lugar da mulher no universo do samba. No repertório destacam-se obras de cantoras que deixaram suas marcas na música brasileira como Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão e Teresa Cristina, além de composições autorais. A apresentação tem entrada gratuita e ocorre no anfiteatro da unidade (rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade).

Xênia França lança álbum que traz a questão da mulher negra para o centro do debate (Foto: Caroline Lira)

No dia 8 (quinta), às 20h, o teatro da unidade recebe a cantora Xênia França que faz show de lançamento de seu primeiro álbum solo “Xênia”. Com sonoridade que navega entre o pop, o jazz, o eletrônico e os ritmos da Bahia, o álbum traz a questão da mulher negra para o centro do debate, chamando-a para a auto aceitação e a afirmação dessa identidade. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência. No dia 9 (sexta), o anfiteatro recebe show do Orquídeas do Brasil, grupo feminino formado na década de 1990 pelo cantor e compositor Itamar Assumpção. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

Grupo de música instrumental Quartabê faz show no dia 15 Foto: José de Holanda

Já no dia 15 (quinta), a atração será o quinteto de música instrumental Quartabê, formado por Ana Karina Sebastião (baixo), Joana Queiroz (sax tenor, clarinete e clarone), Maria Beraldo (clarinete e clarone), Maria Portugal (bateria) e Chicão (pianista e tecladista). O show ocorre no teatro e o preço do ingresso varia entre R$ 17 (inteira) e R$ 5 (sócios do Sesc).

Concebido para celebrar o universo feminino dentro do rap, o grupo “Divas do Hip Hop” se apresenta no dia 16 (sexta), às 20h, no anfiteatro. A entrada é gratuita. Participam do projeto Luana Hansen, Cris SNJ, Nathy MC, Dryca Ryzzo, Dory de Oliveira e Shirley Casa Verde.

+ sobre o tema

Mulheres vítimas de violência: conheça as leis e redes de apoio

Muito além da Lei Maria da Penha – que é a...

Marido confessa assassinato de delegada na Zona Oeste do Rio

Não havia sinais de arrombamento na casa, em Realengo. Corpo...

A incrível geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem NÃO quer

Às vezes me flagro imaginando um homem hipotético que...

Os próximos desafios na luta pelos direitos da mulher

É preciso ter força e coletividade para seguir em...

para lembrar

Fábrica entrevista Sueli Carneiro

Sueli Carneiro (São Paulo) é doutora em Educação pela...

A maravilhosa resposta dessa mulher às piadas sobre seu corpo no álbum de noivado

Até quando as mulheres vão aceitar ter seus corpos julgados por...

Quando uma Globeleza sofre racismo no Carnaval

Agora que o Carnaval passou, novas histórias serão contadas. Será um...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=