Escultura de uma histórica mulher negra irá substituir estátua racista em Pittsburgh

Enviado por / FonteDo DASartes

Em todo EUA, cidades como Baltimore e New Orleans, monumentos controversos de figuras históricas estão sendo demolidos.

Agora Pittsburgh é a próxima. A cidade vai derrubar uma estátua representando o compositor Stephen Collins Foster com um escravo sentado perto de seus pés enquanto toca o banjo. Acredita-se que ele representa “Tio Ned”, que é o personagem-título de uma música de Foster. Em seu lugar, a cidade vai instalar a estátua de uma mulher afro-americana que teve impacto em Pittsburgh.

A cidade anunciou a decisão em um comunicado de imprensa na semana passada. A nova estátua será a primeira da cidade a homenagear uma mulher negra.

Em um comunicado, o prefeito de Pittsburgh, William Peduto, diz: “A cidade de Pittsburgh acredita na inclusão e na igualdade, e garante que todos possam se ver na arte ao seu redor. É imperativo, então, que nossa arte pública reflita a diversidade de nossa cidade e que, consequentemente, representemos nossos diversos heróis. ”

Como relata o Pittsburgh Post-Gazette, a estátua de Foster deve ser removida do Schenley Plaza, um parque público perto da Universidade de Pittsburgh, no próximo mês. A comissão de artes da cidade primeiro recomendou sua remoção em outubro de 2017.

Conhecido como o “primeiro compositor da América”, as contribuições de Foster para a música incluem a composição das músicas “Oh! Susannah ”e“ My Old Kentucky Home ”.
Foster morreu em 1864. O monumento de 3 metros de altura em sua honra foi esculpido em 1900 e foi transferido para sua localização atual em 1944, relata Voon. Há muito vem sendo criticado por representar o banjo negro de maneira condescendente e racista.

Pittsburgh está agora pedindo a ajuda do público na nomeação de uma mulher negra para comemorar no lugar da estátua de Foster.

“Como a estátua de Stephen Foster deve ser removida de seu local atual em abril, a cidade tem uma oportunidade única de construir algo em seu lugar, honrando o legado das mulheres afro-americanas e sua impressionante liderança em Pittsburgh”, diz Peduto.

Foto em destaque: Reprodução/DASartes

+ sobre o tema

Fundadora de primeiro Terreiro de Candomblé paulistano terá nome de Rua em São Paulo

São Paulo/SP – A Rua Ruiva, logradouro publico localizado...

Wyclef Jean diz que ameaças não afetam sua candidatura no Haiti

JOSEPH GUYLER DELVADA REUTERS, EM PORTO PRÍNCIPE O...

Racismo ambiental: África na rota dos lixos do ocidente

  A quantidade de resíduos produzidos no mundo nos últimos...

para lembrar

São Paulo: Show da Consciência Negra

Gênero: MPB, Samba, Axé, Pagode, ChoroO evento reúne...

Quantos escravos trabalham para você? Que tal fazer o cálculo?

No dia 13 de maio de 1888 era assinada...

Novo álbum de Beyoncé é adiado

Após vazamento na internet, gravadora quer que disco seja...

Jay-Z cria coleção para Barney’s

As cores da cidade de Nova York ao anoitecer...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=