Mãe denuncia ameaças de morte e racismo contra filha de 12 anos em escola: ‘Macaca’

Menina chegou a receber carta com xingamentos e ofensas. Situação aconteceu em Praia Grande (SP).

Por João Amaro, G1 

Uma menina de 12 anos foi vítima de ameaças de morte e ofensas racistas por parte de uma colega da escola em que estuda, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O desabafo da mãe da jovem em uma rede social teve grande repercussão, principalmente por expor uma carta recebida pela filha, na qual ela é chamada de ‘macaca’. O caso segue sendo apurado pela Secretaria de Educação da cidade.

A situação começou uma semana antes das férias escolares, em junho, mas se repetiu há alguns dias. Adriele é aluna da Escola Municipal Joaquim Augusto Ferreira Mourão, no bairro Melvi. Ao G1, a mãe, a vendedora Adelaide Alves, de 31 anos, contou que as primeiras ofensas surgiram na saída da escola. Mães de colegas da filha a alertaram, na tentativa de protegê-la.

“Uma das mães me ligou no trabalho pedindo para eu buscar a Adriele, pois havia outra menina a xingando de negra, vagabunda e macaca, e dizendo que ia bater nela. Ela me orientou a fazer um boletim de ocorrência, e que depois dava detalhes”, explica. Depois que soube, ela fez o B.O. de injúria e difamação e o apresentou na escola. Foi aí que ela teve uma surpresa.

“A diretora disse que sabia o nome da autora das ofensas e que iria conversar com a mãe dela, que eu não devia me preocupar. Ela ainda disse que não queria me incomodar com isso, pois trabalho longe. Sequer preocupou-se em tirar cópia do B.O.”, conta. Porém, novas ameaças e a ida da agressora até a casa de Adelaide, para bater em sua filha, fizeram a vendedora descobrir toda a verdade.

“Procurei a mãe dela, que me disse que, na verdade, a diretora só a procurou quando uma terceira criança, que tomou as dores da minha filha, brigou com a garota”, explica. Triste, a vítima chegou a ficar uma semana sem ir à escola, e só se distraiu em seguida, quando entrou de férias. O pesadelo, no entanto, voltou com tudo logo após o reinício das aulas, em agosto.

“Minha filha recebeu a carta, que dizia que ela fedia, que parecia uma macaca, que queriam matá-la. Na escola, ela foi orientada a entregar para a diretora, e depois, para não me contar. Descobri por uma amiga minha, que já sabia, e me questionou. De novo, fui a última a saber”, conta. Indignada, decidiu publicar a situação nas redes sociais. Logo em seguida, foi chamada na escola.

“Antes de eu ir, na segunda-feira (20), eu já tinha feito outro boletim de ocorrência e tentado transferir minha filha. Quando cheguei na escola, a diretora, na frente de uma pedagoga e de outros funcionários, começou a me interrogar, questionando o porquê de eu ter feito aquilo [publicação], que a escola não errou em nenhum momento. Tentaram até perguntar para a minha filha se ela gostava da escola, na tentativa de induzí-la a dizer que sim”, conta.

Adelaide foi orientada pelos funcionários a processar os pais da criança, já que a culpa seria da aluna, e segue sem entender o motivo de esconderem dela as ameaças e agressões feitas à filha. “[A diretora] sempre dizia que sabia e que queria me poupar. Para que isso? E se minha filha apanhasse, ou morresse na escola, como seria? Isso foi uma negligência”, conta.

Adelaide ao lado da filha, vítima de ameaças e racismo em escola de Praia Grande, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a vendedora, agora, a preocupação se volta para a filha, que, assustada, ainda tem receio de ir à escola. “É constrangedor. Quero que ela estude em paz, quero transferí-la de escola. Tenho que ficar ligando para saber se ela está bem. Não temos obrigação de gostar de ninguém, mas precisamos respeitar. Já fui chamada de ‘macaca’ no trabalho, e sei como é. Mas a única coisa que quero é igualdade e respeito”.

Ao G1, por meio de nota, a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande ressaltou que repudia qualquer tipo de ato que afete a moral e a dignidade dos alunos, e que assim que a unidade escolar soube dos fatos, adotou providências, assim como a mãe recebeu o devido atendimento, e ações foram tomadas para assegurar a segurança física da menor.

Além disso, a pasta reitera que, no que diz respeito aos alunos envolvidos, eles já foram identificados e encaminhados ao conselho de escola para análise do caso e, se necessário, possíveis sanções disciplinares. A Seduc também ressalta que o tema ‘bullying’ é trabalhado nas escolas em projetos pedagógicos durante todo o ano, conforme previsto na Lei Municipal 1471/09.

+ sobre o tema

Racismo na MPB: Um estudo Psicanalítico

Esta comunicação tem como objetivo apresentar considerações preliminares sobre...

Independiente cria cartilha para que torcedores não cometam racismo no Brasil

Santistas registraram manifestações do tipo no jogo realizado na...

“Mainardi demonstra ignorância e arrogância quando critica o Nordeste”, diz Hulk

Em sua conta no Instagram, jogador paraibano respondeu às ofensas...

México vê aumento de violência após 11 anos de intervenção militar

Socióloga aponta que Rio corre o mesmo risco se...

para lembrar

Os nazis do século XXI

Enquanto os Jogos Paralímpicos se iniciam hoje em...

Indígenas denunciam violência e racismo na ONU

Em Genebra, governo brasileiro tenta ignorar acusações Por Felipe Milanez, da...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=