Universidades de Moçambique e Brasil com acervo digital sobre cultura e história suaíli

Universidades de Moçambique e do Brasil laçaram o “Acervo Digital Suaíli”, um projeto que visa disponibilizar conteúdos na internet sobre a história e a cultura suaíli do norte de Moçambique, informa um comunicado enviado à Lusa.

no Mundo Lusiada

Imagem: mundolusiada.com.br

“A intenção é que o Acervo Digital Suaíli possa fomentar mais pesquisas acadêmicas e propiciar o aperfeiçoamento do ensino nas universidades e nas escolas e contribuir para a formação de docentes”, refere a nota de imprensa.

O projeto, lançado na segunda-feira no Brasil, é da autoria de 12 pesquisadores das universidades moçambicanas Eduardo Mondlane, Lúrio, e a brasileira PUC- Pontifícia Católica do Rio de Janeiro.

Os conteúdos disponibilizados em formato digital incluem manuscritos em “ajami”, escrita das línguas africanas usando o alfabeto árabe, mapas, vídeos com entrevistas e manifestações culturais em áudios e imagens, segundo a nota.

“Dessa forma, está a ser privilegiada a popularização e a difusão de tecnologias como meio de inclusão social, proporcionando conteúdos digitais como instrumento de apoio a professores e estudantes”, refere a nota.

“O norte de Moçambique tornou-se historicamente uma das regiões mais importantes da África Oriental. Até o final do século XIX era um dos principais pontos de encontro das caravanas comerciais que vinham do interior do continente africano e de mercadores originários de toda a costa suaíli e de regiões mais distantes do Golfo Pérsico e da China. Como parte integrante de redes internacionais de comércio e de intercâmbios religiosos islâmicos, que englobavam o espaço do Oceano Índico, o norte de Moçambique foi marcado pela intensa circulação de pessoas, produtos, ideias e saberes” defende o projeto.

O acervo refere-se a região da costa oriental africana que inclui o norte de Moçambique, a Tanzânia, o Quênia e o sul da Somália. Confira mais no site www.acervodigitalsuaili.com.br.

+ sobre o tema

Piaui: Entidade quer criação da coordenadoria de saúde para negros

O pedido está sendo oficializado na reunião do Conselho...

Jay-Z faz festa em homenagem a filha com torre de champanhe

Jay-Z ofereceu uma grande festa em sua boate, a...

‘Sou uma matriz. E isso não é ruim’, diz Djavan, que lança disco

'Rua dos amores' é primeiro CD de inéditas do...

Zul + Zumbi – vida e obra de uma Mulher Negra chamada Zulmira

Zul + – A certeza do recomeçar faz de...

para lembrar

Semana Afro Cultural de Gramado terá participantes do Congo

Equipe da subsecretaria de Cultura, liderada pelo subsecretário...

Serena vence em Doha e coroa retorno ao topo

Fonte: Folha de São Paulo- Americana bate a irmã...

Ex-integrante do Panteras Negras é libertado nos EUA após 43 anos em solitária

Um juiz no Estado americano de Louisiana ordenou a...

Rui Barbosa e a polêmica queima dos arquivos da escravidão

Trato hoje de uma reminiscência sinistra. Há uma tradição...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=