Aportes teóricos e Metodológicos decoloniais: o caso da disciplina “Pensamento Negro Contemporâneo”

Capa da Revista Participação/ Divulgação

Resumo

O artigo objetiva apresentar a experiência teórico-metodológica da disciplina Pensamento Negro Contemporâneo, ofertada no âmbito do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília cujo objetivo é valorizar e revisitar os saberes de pensadores (as) negros (as) na academia e fora dela. Essa experiência apresenta-se como uma verdadeira artesania prática de valorização da pluralidade e da geopolítica de saberes produzidos no Sul. O artigo articula produções resultantes da disciplina como um estudo de caso, e coteja exemplos das mesmas para aprofundamento empírico da análise.

Conclui que, ao trabalhar com epistemologias inclusivas e reveladoras da pluralidade de saberes da Maioria Minorizada, proporciona-se uma maior inserção e facilitação do acesso ao saber plural dos discentes envolvidos no projeto, eliminando a exclusão acadêmica por não se reconhecerem nas abordagens lineares e verticalizadas das pedagogias conservadoras.

Por

  • Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos(UFSB)
  • Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira os Santos(UFSB)

Leia o PDF

Aportes teóricos e Metodológicos decoloniais: o caso da disciplina “Pensamento Negro Contemporâneo”

 

Conteúdo enviado por Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos, pulicado originalmente na Revista Participação 

+ sobre o tema

para lembrar

UFMG aprova novas regras sobre atos discriminatórios na Universidade

O Conselho Universitárioda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)...

No AC, jovem viaja 10h e dorme quatro dias em barco para fazer Enem

Esta é a 1ª vez que Francisco, de 16...

Pesquisa aponta que 44% dos professores de SP já sofreram agressão nas escolas

Do total de professores que relataram ter sido vítimas...

Quando entro numa escola, tenho a sensação momentânea de ser uma “celebridade” !!!!

Quando entro numa escola, tenho a sensação momentânea de...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=