De onde vêm os temas – Por: Fernanda Pompeu

Todo ofício, ocupação, profissão têm seus mistérios. É maravilhoso que assim seja. Pois uma vida sem magias, segredos, eventos inexplicáveis, convenhamos, é meio sem sal. Tentar compreender e explicar tudo pelo sistema racional é ineficaz, além de mentiroso. A razão é nossa profunda aliada, mas não é a única. Ela não dá respostas para tudo.

Algumas pessoas me perguntam: de onde vêm os temas das suas webcrônicas? É claro que eu gosto da indagação, pois denota interesse de um outro pelo meu trabalho. Mas a resposta nunca vem curta, ou objetiva. O fato é que os assuntos da minha escrita vêm de todos os lugares.

 os que brotam de dentro. Uma ou duas obsessões. Um trauma arraigado. Uma fonte de prazer. Experiências inesquecíveis. Tabus e assim vai. Têm os que invadem de fora para dentro. A internet e sua revolução cognitiva. A história da literatura. Os índios e Belo Monte. A polarização política do país etc, etc, etc.

A origem do tema – de dentro ou de fora – não determina a qualidade da escrita. Eis aí outro mistério! Tal como um jogador de futebol, há dias em que a cronista manda bem e outros em que é opaca. O leitor lê e quase não nota o que leu. Nesse caso, o tema nunca tem culpa. Em princípio, são todos interessantes. Mas é a pena da redatora que os tornarão relevantes ou não.

Também é verdade que para escrever é preciso acreditar na história a ser contada. Escrever sem convicção se torna torturante. É infinitamente mais fácil falar mentiras do que escrevê-las. Faça o teste você mesmo. Tente escrever defendendo uma ideia, na sua percepção, indefensável. Difícil, né?

Na minha opinião, a razão de não conseguirmos mentir ao escrever está na emoção da escrita passar primeiro por dentro da gente. Só depois ela ganha uma exteriorização, ou seja, uma expressão desnudada em palavras, frases, parágrafos.

Por fim, há os temas que se impõem. A gente nem pensava neles antes de ir para frente do computador. Eu, por exemplo, não pretendia escrever esta crônica nesta manhã. Confesso que não tinha nenhum tema específico. Mas bastou criar o título para ela surgir inteira. Isso é misterioso, portanto não adianta se contorcer em explicações.

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Deputados denunciam Diogo Mainardi ao Ministério Público

O jornalista deu declarações preconceituosas contra nordestinos no programa Manhattan Connection,...

Direitos de crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe

Passados 30 anos da adoção da Convenção sobre os...

Sindicato dos docentes quer tirar gestantes da sala de aula

Fonte: Folha Online - Federação dos professores particulares recorreu ao...

Índios preparam invasão de área da usina de Belo Monte

Por:AGNALDO BRITO Os índios da bacia do médio Xingu...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=