Djamila Ribeiro é uma das premiadas do Prince Claus Awards 2019

Fundo holandês contempla nomes que inovaram na cultura e desenvolvimento

Do O Globo 

Djamila Ribeiro (Foto: Marcos Alves/Agência O Globo)

A filósofa e ativista Djamila Ribeiro foi anunciada nesta quarta-feira, 4, como uma das contempladas pelo Prince Claus Awards 2019, do fundo holandês Prince Claus. Criado em 1996, o prêmio internacional contempla indivíduos e organizações que inovaram nas áreas da cultura e do desenvolvimento.

Mestra em Filosofia Política, Djamila é autora de “O que é lugar de fala?” e “Quem tem medo do feminismo negro?” (Companhia das Letras). Nascida em Santos, em 1980, idealizou o selo Sueli Carneiro, que incentiva publicações escritas por negras brasileiras, indígenas e LGBTQI+, e foi secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O júri, composto por especialistas de várias disciplinas, incluindo música, artes visuais, curadoria, cinema, arquitetura e urbanismo, é responsável por selecionar, a partir de uma lista de mais de 140 candidatos, sete premiados e dois grandes prêmios. Cada vencedor deverá receber € 100 mil.

A organização deste ano decidiu premiar apenas mulheres ou organizações dirigidas por mulheres. A cerimônia de entrega deve ocorrer no dia 3 de dezembro, em Amsterdã.

Além de Djamila, as outras vencedoras foram Kamala Ibrahim Ishag (artista visual, Sudão), Ambulante (organização de cinema documental do México), Mariam Kamara (arquiteta do Niger), Bill Kouélany (artista visual e escritora de Congo-Brazzaville) e Anocha Suwichakornpong (cineasta tailandesa).

Outros brasileiros que receberam a premiação nos últimos anos foram o arquiteto Jaime Lerner, o poeta Ferreira Gullar, a escritora Ana Maria Machado, o artista plástico Cildo Meireles e o compositor Carlinhos Brown.

+ sobre o tema

‘Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-latinas’ no Sesc Interlagos

Descentralizadas de um padrão de vestimentas e acessórios, a Mostra...

Djamila Ribeiro é a entrevistada do próximo Roda Viva

A escritora e filósofa Djamila Ribeiro é a entrevistada...

Gays iraquianos são alvos de milícias e soldados no Iraque pós-Saddam

Autoridades do Iraque têm feito uma "caça às bruxas"...

para lembrar

Quem são as vítimas “invisíveis” dos estupros no Brasil?

Estimativa é que apenas 10% de quem sofre com...

10 livros imperdíveis sobre vivência lésbica (escritos por lésbicas!)

De poesia a romance, passando pelos contos, conheça ótimos...

Negra Li, Pathy Dejesus e Paula Lima, se unem em prol dos crespos

Negra Li, Pathy Dejesus e Paula Lima foram convidadas...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=