Mulher negra é nomeada para principal cargo da polícia de Nova York

Enviado por / FonteUOL, por AFP

Uma mulher negra, Juanita Holmes, foi promovida hoje a um cargo-chave na NYPD, o que pode ajudar a restaurar a confiança em uma instituição alvo de críticas por parte do movimento Black Lives Matter.

O prefeito democrata de Nova York, Bill de Blasio, nomeou Holmes como chefe da patrulha, colocando-a no comando de todas as 77 delegacias de polícia e da maioria da NYPD, a principal força policial municipal americana, que conta com quase 35 mil agentes.

“É extremamente importante que os líderes da polícia se pareçam com a cidade (…), que realmente entendam os bairros e as pessoas”, anunciou o prefeito democrata.

Após 30 anos de carreira na polícia e uma breve experiência no setor privado, Holmes já era, desde dezembro, a responsável pela “colaboração” da instituição com a população, a mulher mais velha da polícia de Nova York.

Holmes reconheceu que sua nomeação ocorreu em “um momento difícil” para a polícia a NYPD.

O Departamento de Polícia de Nova York foi acusado por inúmeras brutalidades durante os grandes protestos do Black Lives Matter que sacudiram a cidade de Nova York após a morte de George Floyd, no final de maio.

Em seguida, houve um surto de homicídios e tiroteios pela primeira vez desde os anos 1990. Um número excepcionalmente alto de policiais deixou a instituição ou deseja sair, em sinal de baixa moral.

E o chefe anterior da patrulha, de origem dominicana, havia renunciado recentemente, após menos de um ano no cargo, resultado de desentendimentos com o prefeito, segundo a mídia local.

O principal sindicato policial de Nova York – contrário à de Blasio e apoiador da reeleição de Donald Trump – aplaudiu a nomeação de Holmes.

“A NYPD precisa desesperadamente de líderes capazes como o chefe Holmes, que possam enfrentar os políticos e ajudar a deter o declínio da cidade”, tuitou seu presidente, Patrick Lynch.

 

+ sobre o tema

Distrito Federal: Lei dá direito a acompanhante para mulher em consultas e exames

Mulheres poderão escolher e ter acompanhante em consultas em...

Genuflexão contra as mulheres, por Sueli Caneiro

Durante cinco meses, a Comissão Tripartite para a revisão...

Mães e gestantes negras na pandemia de covid-19: O desafio está ainda maior

As últimas semanas têm sido especialmente difíceis para conseguir...

Sistema da PF não aceitou meu cabelo black power para foto de passaporte

Quero denunciar o enorme constrangimento que passei ontem na...

para lembrar

Pela primeira vez, uma mulher é nomeada economista-chefe do FMI

A economista é autora de 40 artigos científicos sobre...

Seminário debaterá desafios das mulheres negras no Brasil

Evento vai discutir a invisibilidade das mulheres negras na...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=