Morre Cicely Tyson, atriz vencedora pioneira do Emmy e Tony

Enviado por / FontePor Bill Trott, do Terra

A atriz Cicely Tyson, que se especializou em retratar mulheres negras fortes enredadas pelas dificuldades da vida durante uma carreira de 60 anos que lhe rendeu três prêmios Emmy e um Tony, morreu aos 96 anos, anunciou seu empresário em um comunicado.

A causa da morte não foi informada. Tyson havia finalizado há pouco tempo um livro de memórias, “Just As I Am”, que foi lançado justamente nesta semana.

As atuações mais louvadas de Tyson aconteceram em produções de época, como o filme “Lágrimas de Esperança”, de 1972, no qual interpretou a esposa de um meeiro do Estado norte-americano da Louisiana. Ela recebeu sua única indicação ao Oscar por este papel, mas foi agraciada com um Oscar honorário em novembro de 2018.

Ela também ganhou dois Emmys pelo mesmo filme para televisão, “The Autobiography of Miss Jane Pittman”, um de melhor atriz em minissérie ou filme e outro de atriz do ano. O título de 1974 cobre a vida de uma mulher desde a escravidão até a década de 1960.

Tyson recebeu outro Emmy 20 anos depois por “Oldest Living Confederate Widow Tells All”. Entre suas outras nove indicações ao prêmio televisivo estão sua interpretação de Binta, a mãe do escravo Kunta Kinte na minissérie pioneira de 1977 “Roots”, a da esposa do reverendo Martin Luther King Jr. em “King” e a da educadora inspiradora de “A História de Marva Collins”.

Fonte:  Por Bill Trott, do Terra 

+ sobre o tema

A Rota do Escravo: Lições do Passado, Valores para o Futuro

O projeto A Rota do Escravo: Lições do Passado,...

Oscar refletiu as transformações da sociedade americana, por Joel Zito Araujo

Premiação consagrou não só a diversidade de raça, mas...

Hoje é Dia da Mulher Angolana

  Luanda - O dois de Março é dia consagrado...

Rihanna é a artista mais rica dos Estados Unidos, segundo a Forbes

A revista Forbes acaba de divulgar a lista das...

para lembrar

O som transgressor dos morros

  Nascido entre as camadas mais pobres, o samba foi...

Vídeo-blog: Leci Brandão valoriza as rainhas de bateria das comunidades

No vídeo abaixo, Leci Brandão valoriza as rainhas de...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=