Brasileiro Fred, do Manchester United, é alvo de racismo no Instagram

O jogador brasileiro Fred, do Manchester United, foi alvo de comentários racistas neste domingo (21), em sua conta no Instagram. Nas mensagens, ele foi chamado de macaco e ironizado com emojis deste animal.

O volante foi criticado pela atuação na derrota da equipe inglesa contra o Leicester. Ele errou no lance do primeiro gol do adversário, que venceu por 3 a 1 e eliminou o United nas quartas de final da Copa da Inglaterra.

Fred foi recuar uma bola para o goleiro Henderson e acabou entregando o passe no pé de Iheanacho, que abriu o placar.

O brasileiro não é o primeiro atleta do clube alvo de ofensas racistas. Os atacantes Marcus Rashford e Anthony Martial também receberam comentários de conteúdo semelhante no Instagram e no Twitter nas últimas semanas, após resultados ruins da equipe.

Segundo a assessoria de imprensa de Fred, ele deve se pronunciar nesta segunda-feira (22). O Manchester United monitora as mensagens para tomar as medidas que considerar cabíveis.

As mensagens apareceram três dias depois que o meia finlandês Glen Kamara, de ascendência de Serra Leoa, acusou o defensor tcheco Ondrej Kudela de lhe dizer “você é um macaco e você sabe disso” durante partida entre Rangers (ESC) e Slavia Praga, em Glasgow, pela Liga Europa.

Kudela nega ter feito a ofensa, mas outros jogadores do Rangers afirmam tê-la escutado.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Marco temporal é ‘arbitrário, restritivo e inconstitucional’

Arbitrário, restritivo e inconstitucional. É como o relatório da...

O enigma da esfinge baiana que nos devora

O Brasil descobriu, perplexo, a brutal política de segurança pública...

Lançamento Por uma infância sem racismo

Por: Madeleyne Machado Parceria entre Criança, Igualdade Racial e...

Portal erra tradução. Relatório da ONU não diz que políticas de igualdade racial “fracassaram”

O portal Estadão (repicado nos portais UOL, IG e outros) noticiou...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=