Justiça condena réu ao pagamento de 10 salários-mínimos por injúria racial contra frentistas de posto de gasolina em Maceió

Enviado por / FonteG1

Gabriel Rudha Santos Calheiros de Melo Amaral também foi condenado por ameaça. Réu disse que ofensas teriam sido ditas no 'calor do momento', mas não foram de cunho racista.

A Justiça de Alagoas condenou um homem acusado de ameaçar e fazer ofensas racistas a dois funcionários de um posto de gasolina, localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió. A decisão foi publicada nessa quarta-feira (20) no Diário de Justiça Eletrônico.

Os crimes foram cometidos por Gabriel Rudha Santos Calheiros de Melo Amaral no dia 28 de agosto de 2020. Uma funcionária negra foi chamada por ele de “preta piniqueira” e o outro foi ameaçado, ao ouvir do réu que ele só andava armado e tinha feito aulas de tiro.

Em sua defesa, o Amaral afirmou que as ofensas teriam sido feitas no “calor da emoção”, mas que não tinham cunho racista.

Segundo as vítimas, o motorista chegou embriagado no local e pediu para que os frentistas colocassem R$ 5 de gasolina, mas não conseguiu ligar o carro. O réu negou que tivesse ingerido bebida alcoólica.

Amaral, então, pediu para que empurrassem o veículo com ele, mas a gasolina não era suficiente e o acusado se alterou.

“Levando em conta que a utilização da expressão ‘preta piniqueira’, no contexto narrado, teve o intuito de atingir a honra subjetiva da vítima, fica mais do que evidente o dolo da conduta. Nesse sentido, em crimes como a injúria racial, que não deixam vestígios, é conferida à palavra da vítima relevância especial, desde que se mostre segura, coerente e harmoniosa às demais provas produzidas nos autos”, disse o juiz Josemir Pereira de Souza na decisão.

A Justiça substituiu a prisão por uma pena restritiva de direitos. O réu deve cumprir uma prestação pecuniária, ou seja, um pagamento de 10 salários-mínimos às duas vítimas.

+ sobre o tema

Protesto de moradores contra mortes em favela no Rio reúne 5.500 pessoas

A manifestação de moradores do Complexo da Maré,...

Integrantes da banda Fly são acusados de racismo

Os integrantes da banda Fly se envolveram em uma...

para lembrar

A gente não consegue respirar

Na última semana, fomos todos impactados com uma cena...

População negra do Brasil ainda sofre com o preconceito

O Brasil está “muito atrasado” na questão dos direitos...

Justiça de São Paulo manda libertar PM que matou ambulante na Lapa

O Tribunal de Justiça de São Paulo de São Paulo concedeu...

Racismo em loja Centauro no Shopping Leblon

  A Centauro do Shopping Leblon não gosta de clientes...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=