Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Enviado por / FonteUOL

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP) falou sobre os ataques racistas que sofreu na Câmara Municipal de Campinas, no interior de São Paulo.

A vereadora discursava na tribuna do plenário sobre um projeto que trata do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e um fundo municipal de valorização da comunidade negra na cidade quando começou a ouvir as ofensas.

“Eu conseguia identificar algumas coisas, mas não com tanta nitidez durante a minha fala. Eu subi em outros dois momentos [na tribuna do plenário], então o tempo todo ficaram xingando, mas [os xingamentos] eram de cunho político. Quando subi para falar desse projeto especificamente o tom mudou”, disse Paolla.

Segundo ela, era possível ouvir que o que ela estava dizendo era “mimimi” e também escutou a palavra “lixo”. “Até que de fato fui interrompida e consegui entender a frase toda que estava sendo dita. As vereadoras que estavam presentes fizeram um cinturão para que eu continuasse falando e depois outros vereadores subiram à tribuna para prestar solidariedade”, relatou.

A vereadora contou ainda que quando o presidente da Casa, o vereador Zé Carlos, interrompeu a sessão, começaram a falar que o que estavam dizendo era “liberdade de expressão”.

Juntamente com outros vereadores, Paolla Miguel foi para delegacia hoje para realizar um boletim de ocorrência. Além disso, ela solicitou à Câmara imagens de toda a sessão para que todos os autores que cometem o crime de racismo sejam identificados.

+ sobre o tema

Maju Coutinho recebe prêmio e fala de racistas: ‘Justiça está sendo feita’

Maria Júlia Coutinho foi uma das premiadas na noite...

Comissão aprova prisão para crimes de racismo e discriminação pela internet

Pena de prisão para quem cometer crimes de racismo...

Secretário anuncia proposta de plano nacional com cotas para negros

  O secretário-executivo da Secretaria de Políticas de...

para lembrar

Namorado da cantora Lorde é alvo de racismo na web

Fãs de Justin Bieber e One Direction xingam o...

Excelência, os meninos mortos em Maceió e embalados em papel de jornal pedem socorro

por Arísia Barros Excelência, a infância, como símbolo de...

Com baixa expectativa de vida, jovens negros são as principais vítimas do país

Por Viviane Tavares, da EPSJV/Fiocruz, no Brasil de Fato Em...

PUC Campinas reage contra caso de racismo

Por Will Santos*  Na noite do dia 21 de maio,...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=