Livro ‘Mar de Histórias’ conta em relatos e retratos trajetória do Ilú Obá de Min

Lançamento no sábado (1º), na Biblioteca Mário de Andrade, tem apresentação do bloco e distribuição gratuita de livros

O livro “Mar de Histórias”, do bloco afro Ilú Obá de Min, celebra os 20 anos do grupo em um título que reúne quase 300 relatos. As mulheres e crianças, em maioria negras, que integram o conjunto contaram em texto e imagem como o bloco transformou suas vidas.

Cortejo do Ilú Obá de Min/ Natália Carneiro

O lançamento do livro acontece na Biblioteca Mário de Andrade, região central da capital paulista, no sábado (1º), às 16h. A edição é comemorativa e não será vendida, um número limitado de exemplares será distribuído gratuitamente durante o evento.

Além das integrantes do bloco, fotógrafos que acompanharam os desfiles do Ilú, ao longo dos 20 anos de apresentações, foram homenageados em um fotolivro comemorativo que também será lançado no sábado, o “Mar de Histórias – Retratos de Ilú Obá De Min”.

O trabalho de curadoria e organização das duas décadas do Ilú foi feito durante três anos por um conselho editorial de nove mulheres. Entre elas está Valerya Borges, uma das coordenadoras do grupo.

Segundo ela, foi um desafio organizar histórias tão diferentes em um único livro. Para isso, elas reuniram em texto a mesma formação que apresentam nos desfiles do carnaval paulista.

“Quando você abre o livro você vê o Ilú na avenida”, diz Valerya.

Ela explica que o bloco desfila em grupos, chamados de naipes: as cantoras, as dançarinas, as alfaias (instrumento de percussão comum no maracatu), os agogôs, os djembes (tipo de tambor originário da África ocidental), os xequerês e os pernaltas — único naipe em que homens participam.

Assim, pelos naipes, estão organizados os relatos no livro de autoria coletiva. As crianças também foram convidadas a participar, algumas desenharam o que o Ilú significa para elas. Nos desfiles, elas saem à frente de cada grupo.

Os exemplares estão restritos às unidades entregues no lançamento. Segundo Valerya, a intenção é de que o volume de relatos seja reeditado e lançado para venda.

Cortejo que homenageou Sueli Carneiro em 2023/Natália Carneiro

Tradicionalmente, os desfiles do Ilú homenageiam mulheres negras de destaque na cultura brasileira, este ano a escolhida foi a ativista e escritora Sueli Carneiro. Em 2020, antes do início da pandemia, o cortejo homenageou a compositora Lia de Itamaracá. A representação de orixás e cânticos que celebram o candomblé também são presentes nas apresentações.

LANÇAMENTO DO LIVRO ‘MAR DE HISTÓRIAS – RELATOS DE ILÚ OBÁ DE MIN’

+ sobre o tema

Racismo: Baturité no alvo dos quilombolas do país

por Roberto Moreira Uma comissão de quilombolas vai visitar Baturité,...

Cris Pereira leva o samba clássico, jazz e afro ao Vasques

A cantora brasiliense Cris Pereira apresenta a turnê do...

Corra! leva Oscar de Melhor Roteiro original

Corra leva Oscar de Melhor Roteiro Original Corra! venceu Doentes...

Ex-lenhador vence maratona e se candidata a derrubar lenda em Londres

Um dos maiores corredores da história, o etíope Haile...

para lembrar

Kalaf Epalanga: imigração, kuduro e literatura

Convidado da Flip, autor fala sobre 'Também os Brancos...

Modelo afirma ter recebido diamantes de Charles Taylor

Modelo afirma ter recebido diamantes de Charles Taylor. A modelo...

Homem negro preso injustamente em caso histórico é eleito em Nova York

Yusef Salaam, um dos cinco adolescentes negros e latinos...

Juliano Moreira

O Professor Juliano Moreira nasceu a seis de janeiro...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...
-+=