Saiba quem é Domingos Brazão, delatado como mandante do assassinato de Marielle e Anderson

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Vereador, deputado estadual por cinco mandatos consecutivos e conselheiro do TCR-RJ, Domingos Brazão tem 58 anos

Ronnie Lessa, o ex-PM acusado de matar Marielle Franco e Anderson Gomes, delatou Domingos Brazão como um dos mandantes do atentado que matou a vereadora e seu motorista, em março de 2018. A informação foi confirmada pelo portal Intercept Brasil por fontes ligadas à investigação e divulgada na manhã desta terça-feira (23). 

Mas, afinal, quem é Domingos Brazão? Essa não é a primeira vez que o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do (TCR-RJ) foi citado nas investigações do assassinato de Marielle. 

Seu nome apareceu após o depoimento do policial militar Rodrigo Jorge Ferreira, o Ferreirinha, que acusou o então vereador Marcello Siciliano (PHS) e o miliciano Orlando Curicica como sendo os mandantes do crime. A Polícia Federal desconfiou e concluiu, após investigação, que Ferreirinha e sua advogada, Camila Nogueira, faziam parte de organização criminosa cujo objetivo era atrapalhar as investigações sobre a morte da vereadora.

Vereador, deputado estadual por cinco mandatos consecutivos (1999-2015) e conselheiro do TCR-RJ, Domingos Brazão, de 58 anos, coleciona polêmicas e processos ao longo de seus mais de 25 anos de vida pública. Contra ele já foram levantadas suspeitas de corrupção, pela qual foi afastado e depois reconduzido ao cargo de conselheiro do TCE-RJ, fraude, improbidade administrativa, compra de votos e até homicídio, segundo informações do jornal O Globo.

Em março do ano passado, a 13ª Câmara de Direito Privado determinou o retorno de Brazão ao TCE-RJ por 2 votos a 1. A decisão colocou fim ao processo que pedia a anulação da nomeação dele ao cargo, para o qual foi eleito, em 2015, com o voto da maioria dos seus pares na Assembleia Legislativa (Alerj). O ex-deputado estava afastado desde 2017, quando ele e outros quatro conselheiros chegaram a ser presos temporariamente como parte da Operação Quinto do Ouro, um dos desdobramentos da Operação Lava-Jato no Rio.

De acordo com apuração do portal The Intercept, o advogado Márcio Palma, que representa Domingos Brazão, disse que não ficou sabendo dessa informação sobre a delação. Disse também que tudo que sabe sobre o caso é pelo que acompanha pela imprensa, já que pediu acesso aos autos e foi negado, com a justificativa que Brazão não era investigado. Em entrevistas anteriores à imprensa, Domingos Brazão sempre negou qualquer participação no crime.

+ sobre o tema

“Lampião da Esquina”, o jornal gay que questionou a ditadura e a esquerda

Documentário conta a história de “Lampião da Esquina”, periódico...

Experimento social em elevador expõe tolerância em relação à agressão de mulheres

(Cuidado. Imagens fortes) Ione Aguiar no Brasil Post Você entra em...

Bolsonaro perde mais uma vez na Justiça para Maria do Rosário

Nova decisão da Justiça determina que, além de pagar...

O ano passou, a dor permaneceu, mas a luta continua

Desde que assumi a minha identidade, comecei a ver...

para lembrar

Pais negros não são diferentes de outros pais, são seres humanos, afetuosos e amorosos

Quando criança, sempre ouvi falar sobre o pai ausente,...

Ministra das Mulheres quer punição já e cassação definitiva do registro de Roger Abdelmassih

Roger Abdelmassih, o “rei da paternidade”, está condenado a...

A Mulher Negra Guerreira está morta…

Há poucas horas, enquanto lutava com a realidade de...
spot_imgspot_img

TSE realiza primeira sessão na história com duas ministras negras

O TSE realizou nesta quinta (9) a primeira sessão de sua história com participação de duas ministras negras e a quarta com mais ministras...

Em reunião com a ministra das Mulheres, movimentos denunciam casos de estupros e violência em abrigos para atingidos pelas enchentes no RS

Movimentos feministas participaram de uma reunião emergencial com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no final da tarde desta terça-feira (7), de forma online....

Documentário sobre Ruth de Souza reverencia todas as mulheres pretas

Num dia 8 feito hoje, Ruth de Souza estreava no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O ano era 1945. Num dia 12, feito...
-+=