Quem é a mulher que abalou a toda-poderosa FIFA

Loretta Lynch é a mais alta responsável do Departamento de Justiça americano que agora denunciou os casos de corrupção ao mais alto nível do futebol mundial

Quando há pouco mais de um mês Loretta Lynch tomou posse como secretária da Justiça dos Estados Unidos, poucos podiam prever numa das frases do seu discurso, o desfecho que agora conhecemos: “Ninguém é grande demais para a cadeia. Ninguém está acima da lei”, disse na altura e, na quarta-feira, 27 de Maio, o mundo percebeu o que queria dizer.

Mas quem é esta mulher de 56 anos, que conseguiu pôr na cadeia oito dirigentes da FIFA e que pôs o mundo do futebol internacional em alvoroço, ao revelar um escândalo que poderá provocar ainda mais estragos?

fifa2
Loretta Lynch é a primeira mulher negra a dirigir o Departamento de Justiça norte-americano, que corresponde ao nosso Ministério da Justiça, e assumiu o cargo há apenas um mês.

Nasceu em 1959 na Carolina do Norte, nessa época um estado segregacionista, onde as leis para brancos e para negros eram diferentes. Mesmo assim, o pai, Lorenzo Lynch, um pastor protestante, fazia questão de levá-la a assistir a julgamentos, por pensar que a lei podia contribuir para alterar a situação.

Na escola era excelente aluna. Tão boa que, como contou Lorine, a mãe, à BBC, no 2.º ano, com cerca de oito anos, teve de repetir um teste porque as professoras desconfiaram que os resultados eram demasiado bons: “acharam que havia alguma coisa errada, porque ela era afro-americana e os alunos brancos tinham tido notas mais baixas”. Porém, no segundo teste, as notas foram ainda melhores.

fifa3
Não foi este episódio que a demoveu de cumprir o seu sonho de criança: estudar numa das mais prestigiadas universidades americanas, Harvard. Em vez de uma licenciatura acabou por fazer duas – a primeira em Literatura Inglesa e depois, finalmente, Direito.

Em meados dos anos 80 foi trabalhar para o escritório de advogados Cahill Gordon & Reindel, em Nova Iorque. Já no final dos anos 90, foi nomeada pelo então Presidente Bill Clinton para a Procuradoria do Distrito Leste de Nova Iorque.

Como procuradora, tem uma carreira recheada de processos que envolvem desde políticos a polícias, terroristas, mafiosos e até algumas das maiores instituições bancárias do mundo. Era conhecida por manter a calma, mesmo nas situações mais complicadas.

fifa4
Em Novembro de 2014, Barack Obama indicou o seu nome para preencher o lugar de secretária da Justiça. Em Abril passado, o Senado deu finalmente luz verde à sua nomeação depois de um braço-de-ferro que foi atribuído a questões políticas entre republicanos e democratas, mas que muitos acreditam ter a ver apenas com discriminação racial.

As investigações sobre a FIFA que agora vieram público, são fruto de um trabalho de vários anos que começou ainda no tempo em que Lynch era procuradora em Brooklyn e se intensificaram no período entre 2010 e 2015.

 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Rota sofre 2º atentado em menos de 17h – São Paulo

Homem foi morto na madrugada de ontem ao supostamente...

Justiça proíbe Bolsonaro de adotar medidas contra isolamento social e derruba decretos

O governo de Jair Bolsonaro está proibido pela Justiça...

Blogueiros pedem acesso à lista e dados dos 8.667 clientes brasileiros do HSBC

Dar acesso à lista e dados dos 8.667 clientes...

Fome e crise estão abrindo ‘hiperperiferias’ em São Paulo

Todo destino é incerto na Terra de Deus. Onde...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=