Amizades no ringue

Pouco aguento ler ou ouvir notícias. São sempre as mesmas. Os grandes jornais, concorrentes entre si, duelando para conservar assinantes cada vez mais escassos, contam reprises. Como se a pauta não fosse um trabalho humano, mas divino. Unanimidades que caem do céu diretamente nos computadores dos jornalistas.

Por Fernanda Pompeu  Do Yahoo

Mas a mesmice não ataca apenas a imprensa, ela pousa nas telenovelas, nos programas de rádio e até na maneira igual e ruim de jogar futebol. É baita contradição. Se por um lado há um enxame de narrativas, sete bilhões de pontos de vista, por outro lado há um desejo de pertencer à manada.

Está na moda dizer que a sociedade brasileira é conservadora. Pode até ser. Mas não o tempo todo, não em todos os aspectos. Assim como houve uma época em que se martelava que o brasileiro era um povo alegre, capaz de fazer piada com a própria desgraça. Afirmação relativa. Porque o brasileiro – igual a qualquer outro povo – também é violento, mal-humorado, rancoroso.

Tudo depende das circunstâncias. Assim ensinou o filósofo espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955) ao sintetizar: Eu sou eu e minha circunstância. Quando as circunstâncias mudam, o jeito de pensar e agir se transforma também. Os gregos – inventores da filosofia, pedagogia, democracia – são os pobres europeus da vez. O que não quer dizer que será sempre assim. Pode ser que, no futuro, os alemães fiquem pobres. E depois ricos novamente. Circunstâncias!

Alguns brasileiros – no passado recente, definidos como cordiais e pacíficos – andam aplaudindo linchamentos e amarrando ladrões em postes. Hoje, amigos de muitos anos e famílias que almoçam aos domingos trocam ofensas em consequência de posições políticas contrárias e contrariadas.

Esta semana fiquei sabendo que duas amigas minhas, e amicíssimas entre si, deixaram de se falar por conta de uma ser tucana e a outra, petista. Não se encontram mais, não jogam cartedado. Olha que a amizade delas tem mais de 30 anos, sobreviveu a muitas urnas. Mas não resistiu aos dogmatismos do presente: Se você não pensa como eu, deleto você do Facebook, mudo de calçada para não dar oi.

Vivemos radicalismos que me deixam perplexa. Daí, como leitora, gostaria que os jornais impressos e digitais me ajudassem a compreender as circunstâncias. A história do Brasil, e nossa também, neste 2015. Mas eles pouco ajudam. No fundo, alimentam o extremismo de opiniões e a mágoa entre corações, até ontem, unidos.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Lula recebe faixa presidencial das mãos de representantes do povo brasileiro

Representantes do povo brasileiro entregaram neste domingo (1º) a...

Casa Branca apoia proposta de permitir que gays assumidos atuem como militares

A Casa Branca divulgou nesta segunda-feira sua decisão de...

Stepan Nercessian diz que não terá ‘cara de pau’ de pedir votos

O deputado federal e ator Stepan Nercessian (PPS-RJ) afirmou...

Juninho: Não falo com 90% da minha família por terem apoiado Bolsonaro

O ex-jogador Juninho Pernambucano, ídolo do Vasco da Gama...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=