Clipe de Emicida: não é Tarantino, mas trata do direito legítimo à vingança

“Dizem que nosso pau é grande, esperem até ver nosso ódio”. O clipe “Boa esperança”, do rapper Emicida, lançado recentemente, é considerado o mais corajoso do ano. Eu diria que é o mais corajoso dos últimos tempos.  Uma ficção que escancara a luta de classes e a discriminação racial: sim, existe racismo no Brasil. Sim, os negros continuam a ocupar a ala dos empregados domésticos, sujeitados a toda forma de humilhação.

por Paula Guimarães via Guest Post para o Portal Geledés

Funcionários numa mansão de luxo – cozinheiros, manobristas, mordomos, camareiras – se dividem para atender aos caprichos de uma família nobre da mais alta casta da sociedade brasileira. A beleza de uma das empregadas – assediada de todas as formas – provoca a ira da patroa que a persegue com perversidade.

Emicida1

A jovem negra de cabelos compridos, com tranças típicas do penteado afro, tira a touca que encoberta sua identidade e conta sua história para o grupo – esse já inflamado, prestes a explodir, rebela-se. É o estopim. A revolta não programada acontece como se tivesse sido tramada há alguns dias, meses ou anos. O que parecia pontual chega aos ouvidos de outros empregados e incita uma verdadeira revolução no país.

Como num filme do cineasta Tarantino, o direito legítimo à vingança tempera o clipe e esse mesmo sem nenhuma gota de sangue, provoca o choque, que, dependendo da classe social, pode ser de pânico e medo ou simplesmente justiça.

Emicida2

Na letra de “Boa esperança”, a viatura em que a polícia transporta presos é identificada como o atual navio negreiro, assim como na música “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, do O Rappa. “E os camburão o que são? Negreiros a retraficar. Favela ainda é senzala jaó. Bomba relógio prestes a estourar”.

O cenário social do Brasil de hoje não deixa margem para dúvidas em relação às senzalas e navios negreiros, que continuam a “retraficar”.  Os negros – trazidos em 1500 para o Brasil em navios negreiros – formam a maior parte da população marginalizada, que vive em comunidades abandonadas pelo Estado. Os cárceres, criados inicialmente para prender escravos continuam a cumprir sua função discriminatória, com quase 70% dos negros. E não se trata de índole.

O crime tem cor e endereço e as vítimas dele também. Mais de 60 mil pessoas são assassinadas por ano no país, 70% são negros. Não por acaso, a Anistia Internacional iniciou a campanha “jovem negro vivo” que alerta para ‘homicídios invisíveis’ de jovens negros. A chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos. Além disso, os negros são maiores vítimas de agressão por parte da polícia. A Pesquisa Nacional de Vitimização, lançada em 2013 pelo Ipea, mostra que em 2009, 6,5% dos negros que sofreram uma agressão tiveram como agressores policiais ou seguranças privados (que muitas vezes são policiais trabalhando nos horários de folga), contra 3,7% dos brancos.

Com uma leitura contemporânea, Emicida oferece a lupa para que possamos enxergar os batuques da senzala e o medo na casa grande, cercada de muros e câmeras de segurança. Trata ainda da negação do racismo no Brasil, como resultado da obscura tentativa de apagar da memória a história de opressão cultural de uma população subjugada e largada a própria sorte. Negação que formou e ainda domina mesmo os discursos mais letrados. “Cura baixa escolaridade com auto de resistência. Pois na era Cyber, cêis vai ler/Os livro que roubou nosso passado igual alzheimer, e vai ver”.

“Só desafeto, vida de inseto, imundo. Indenização? Fama de vagabundo”. Para compor a letra, Emicida se inspirou em uma viagem que fez à África. Esse é primeiro single do próximo álbum ainda sem nome. Com direção do fotógrafo João Wainer e de Kátia Lund, o roteiro nasceu de um processo coletivo entre Emicida, os diretores e empregadas domésticas que moram na Ocupação Mauá, no centro de São Paulo.

O clipe traz no elenco o próprio rapper, que interpreta o porteiro do prédio onde o motim acontece, dona Jacira, mãe de Emicida, Domenica e Jorge Dias, filhos de Mano Brown, a modelo Michelli Provensi, Divina Cunha e Raquel Dutra, ambas moradoras da Ocupação Mauá.

Boa esperança é uma narrativa de protesto que encoraja e faz o chamado à consciência.

+ sobre o tema

Bumba Meu Boi pode receber título de Patrimônio Cultural da Unesco

Candidatura elaborada pelo Iphan será avaliada pela Unesco entre...

Dilma diz que é preciso evitar “tentações coloniais” em intervenção no Mali

A presidente Dilma Rousseff demonstrou preocupação nesta quinta-feira (24)...

Neymar e Barça são destaques no Bola de Ouro

Atacante do Santos é o único que indicado que...

para lembrar

Racismo histórico: Como mulheres negras da mitologia foram retratadas como brancas pela Arte

Guerra de Titãs foi um dos filmes mais populares de...

Pintores Negros contribuição negra à arte brasileira

Quando se fala na contribuição que os negros deram...

Preciosa é destaque em prêmio

Longa faturou categorias como direção, atriz, atriz coadjuvante e...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=