Não, não vou esconder meu absorvente de você

Não demorou para que eu percebesse que o melhor jeito de levar meu absorvente para o banheiro é na mão.

Por , do Brasil Post 

Parece óbvio – tipo, por que você não levaria um absorvente na mão, em vez de escondido na manga da camisa, no bolso da calça ou dentro da bolsa, junto com carteira, celular, chaves e tudo o mais?

A maioria das mulheres menstrua uma vez por mês, e o ciclo menstrual dura em média 28 dias, segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo americano. Menstruar é saudável e mostra que seu corpo está funcionando direito.

Mas, se eu menstruar antes do esperado e não tiver um absorvente comigo, por que tenho de falar baixinho para pedir um para uma amiga? Por que tanta vergonha? Por que tenho de escondê-lo?

Talvez a pergunta certa seja: de quem estou escondendo o absorvente Na adolescência, lembro da vergonha do sangue escorrendo pela minha perna porque o absorvente era pequeno demais. As meninas da minha classe entendiam, mas os meninos achavam bizarro. Na faculdade e depois de me formar, minhas amigas e eu contávamos histórias embaraçosas sobre caras e sexo. Falávamos dos caras que perdiam o tesão por causa da menstruação. Aí caiu a ficha – eu estava escondendo os absorventes dos homens.

A sociedade tende a tratar as mulheres como objeto e as colocar em situações questionáveis na publicidade. Mas, assim que vaza um pouco de sangue, todo mundo vai à loucura. A mulher não é mais desejada. Muitos homens sentem nojo. Sei disso por experiência própria; Max*, um cara com quem estava saindo um tempo atrás, aceitou transar comigo quando eu estava menstruada, mas depois sentiu nojo do sangue no lençol. Fiquei mortificada. Pedi mil desculpas, mas ele mal olhava para mim. Estava irritado. Nunca mais nos falamos.

A menstruação é parte da vida e não deveria ser associada a vergonha – mas infelizmente não é o caso. As mulheres têm de lidar com a menstruação, a despeito do que pensem os outros. Por que uma função normal e saudável do corpo é tão rejeitada?

Se você não para de ouvir que os caras não gostam de menstruação, que ela é nojenta, vai acabar acreditando nisso. Mas, se conhecer um cara que não liga pra isso, as coisas mudam. A opinião de um cara sobre o corpo feminino não deveria ter importância. Mas, nessa sociedade em que a mulher é constantemente sexualizada e só existe nas telas para agradar aos olhares masculinos, a opinião dos caras sobre o corpo das mulheres têm mais importância do que deveria, infelizmente.

Voltando para casa de metrô depois daquela noite com Max, só conseguia pensar no lençol manchado. Tentei entender por que meu rosto ardia e por que sentia tanta vergonha. Por que era tão difícil falar com um cara sobre minha menstruação? Por que tive de me desculpar por algo que acontece todo mês com as mulheres? Por que pedia desculpas pelo meu corpo?

Algumas semanas atrás, estava super nervosa porque tinha de contar para um cara que estava menstruada. Rolava uma química, as conversas eram ótimas. Contei e perguntei: “Hm, será que você se importaria de transar comigo mesmo menstruada?” Ele disse que não tinha importância. Já tinha passado por isso com namoradas. Não era uma questão, estava tudo bem. Claro que estava.

Esse conforto e aceitação me ajudaram a entender que tudo estava realmente bem. Ser mulher não é motivo de vergonha e definitivamente não há vergonha em estar menstruada. Também não há vergonha em querer transar menstruada.

Não me importo se você me vir segurando um absorvente. Não me importo se você ver eu passando um absorvente para uma amiga ou para uma desconhecida. Deveria ser normal ir pro banheiro segurando um absorvente, mas não é. Tenho orgulho do meu corpo. Tenho orgulho de ser mulher.

Então, não, não vou esconder meu absorvente nem vou sentir vergonha de estar menstruada. E você também não deveria.

* nome trocado para proteger a identidade

+ sobre o tema

Em vídeo, Jackie Chan “sai do armário” em campanha pela liberdade sexual

O ator Jackie Chan participa de uma campanha do...

Vai -Vai homenageia as mulheres no carnaval de 2012

TEMA: "MULHERES QUE BRILHAM - A FORÇA FEMININA NO...

“Ficar cega aos 15 anos me transformou para melhor”, diz estudante em relato

A carioca Nathalia Santos, 24 anos, já enfrentou depressão...

Maya Angelou: mulher negra estampa pela 1ª vez moeda de dólar nos EUA

A efígie da poeta e ativista afro-americana Maya Angelou...

para lembrar

Jean Wyllys fala sobre o ‘crime’ que é ser gay no Brasil. Por Nathalí Macedo

Aparentemente, é crime ser honesto – ou seria crime,...

“Amor e Sexo”: morri e fui pro inferno

Recebemos inúmeros tweets e emails a respeito do programa...

Lea T. deve fazer mudança de sexo ainda em 2011

Lea T. contou que deve fazer a mudança de...

Governo lança edital de R$ 8 milhões para pesquisas sobre igualdade de gênero

De acordo com o presidente do CNPq, Glaucius Oliva,...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=