Exposição “Carolina em Nós” homenageia escritora no Museu Afro Brasil

Neste sábado, 3 de outubro, será inaugurada no Museu Afro Brasil, em São Paulo, a exposição “Carolina em Nós”, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.

Por Nós, mulheres da periferia

Idealizada pelo grupo Ilú Obá de Min, com patrocínio da Caixa Econômica, a exposição vai contextualizar a vida e obra de Carolina por meio de painéis, fotos e cenários na parte externa do museu, na lateral do prédio, localizado no Parque do Ibirapuera.

“Essa exposição é uma extensão do trabalho que começamos no carnaval desse ano, quando o grupo Ilú Obá de Min teve Carolina Maria de Jesus como tema do bloco que todos os anos desfila pelas ruas de São Paulo com cerca de 250 ritmistas, todas participantes das oficinas de percussão afro brasileiras”, explica a produtora Ester Dias.

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi uma escritora, poetisa e sambista, internacionalmente conhecida, sobretudo pelo livro “Quarto de Despejo”, em que relata com poesia sua experiência como moradora da Favela do Canindé, zona norte de São Paulo.

“Nossa intenção é reconhecer e dar a devida importância à figura de Carolina como escritora, não apenas por ela ser negra e catadora de material reciclável, mas por sua preciosa contribuição para a literatura brasileira”, destaca a produtora Tâmara David.

Como Carolina Maria era catadora de papel, a mostra trará, ainda, informações sobre reciclagem e estão previstas na programação oficinas de confecção de cadernos a partir de material de reuso.  Uma conversa entre Vera Eunice, filha de Carolina, e Audálio Dantas, o jornalista que revelou a escritora, também está na programação, ainda sem data.

Na abertura da exposição, no sábado, às 15h, haverá apresentação e cortejo do bloco Ilú Obá de Min. A exposição fica no Museu Afro Brasil até 31 de janeiro de 2016.

EXPOSIÇÃO “Carolina em Nós”

Abertura: 03/10 às 14h – Show com Ilú Obá de Min. Até 31/01/2016.

Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10.

+ sobre o tema

Fotos antigas mostram negros vivendo em zoológicos humanos

A história conta, mas muita gente sequer imagina que...

Rebeca vai bem nas eliminatórias e deve brigar por 2 ouros no Mundial

Rebeca Andrade é favoritíssima a faturar ao menos duas...

Educafro pede a Dilma para escolher ministro negro para lugar de Barbosa no STF

Em maio, Joaquim Barbosa anunciou que se aposentaria da...

Piedad Córdoba parte a Brasil y se inicia proceso para liberaciones

La mediadora colombiana ante las Farc, la senadora Piedad...

para lembrar

FCP e ABC/MRE lançam o Edital Conexão Brasil-África

Por Drielly Jardim "A partir de hoje, a...

Saiba como ajudar vítimas do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbábue e no Malaui

Organismos de ajuda humanitária internacional recolhem doações para vítimas...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=