Racismo leva padre negro a abandonar paróquia na Baviera

Sacerdote congolês, que está na Alemanha desde 2005, passou a ser hostilizado após se posicionar contra ofensas de políticos conservadores a refugiados no sul da Alemanha.

Do DWhttp://www.dw.com/pt/racismo-leva-padre-negro-a-abandonar-par%C3%B3quia-na-baviera/a-19100018

Um padre católico nascido na República Democrática do Congo anunciou neste domingo (06/03) aos seus fieis durante a missa que deixará a paróquia de Zorneding, na Baviera, por ter recebido ameaças de morte de motivação xenófoba.

Olivier Ndjimbi-Tshiende assumirá uma nova comunidade a partir de 1º de abril, anunciou o porta-voz do arcebispado de Munique e Freising, Bernhard Kellner. “Lamentamos muito [a demissão] e estamos do lado dele”, disse. Segundo o jornal Süddeutsche Zeitung, entre as ameaças contidas nas cartas recebidas pelo sacerdote estava escrito “que te mandem para Auschwitz”.

O padre de 66 anos recebeu cinco ameaças de morte nos últimos meses, depois de ter se posicionado claramente contra declarações xenófobas da então líder da União Social Cristã (CSU) na cidade, Sylvia Boher. O partido só existe na Baviera e é coirmão da União Democrata Cristã, da chanceler federal Angela Merkel.

0,,19097900_404,00A igreja do padre Ndjimbi-Tshiende em Zorneding

Numa publicação do partido, Sylvia Boher escreveu que a Baviera está sendo invadida por refugiados. Ela qualificou os imigrantes provenientes de Eritreia como pessoas que só querem fugir do serviço militar.

Depois que o conselho da paróquia desqualificou estas afirmações e Ndjimbi-Tshiende apelou à CSU para que fosse coerente com a doutrina cristã, Johann Haindle, representante da CSU no conselho municipal, insultou o sacerdote chamando-o de “neger”, termo depreciativo para os negros no país.

Após duras críticas, Boher e Haindl renunciaram aos seus cargos no partido em novembro último. Haindl também saiu do conselho municipal, mas Boher, não.

Ndjimbi-Tshiende, de 66 anos, estava na paróquia de Zorneding desde 2012. Ele vive na Alemanha desde 2005 e possui nacionalidade alemã desde 2011.

+ sobre o tema

Há um lugar para a liberdade?

A escravidão foi reconhecida como crime contra a humanidade...

PM tortura jovens ao acabar com baile funk

Policiais Militares, ao acabar com um baile funk no...

Estado tem pelo menos quatro grupos neonazistas

RIO — Há exatamente um mês, a prisão em...

No dia da consciência negra, precisamos falar sobre eleições municipais

Nós, mulheres negras, ainda somos minoria na política. Este...

para lembrar

Arquitetura da destruição, por Neimar Machado de Sousa

Arquitetura da Destruição (1992) é um documentário sueco, produzido...

Cacheada não, crespa

Se tem uma coisa que vem me tirando do...

Terry é absolvido das acusações de racismo

Alívio para o zagueiro John Terry. Nesta sexta-feira,...

Antes da estreia na Copa, Lukakuc desabafa sobre ser negro na Bélgica

Nesta segunda, a seleção belga vai estrear na Copa...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=