Cabo Verde: Cidade Velha já é Património Mundial da Humanidade

Cabo Verde: Cidade Velha já é Património Mundial da Humanidade

Praia – A Cidade Velha de Santiago de Cabo Verde foi esta sexta-feira oficialmente declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A notícia, divulgada esta sexta-feira em Sevilha, Espanha, onde decorre o Fórum Mundial, foi recebida com grande alegria pela população cabo-verdiana que se deleita com mais este feito do berço da nacionalidade cabo-verdiana.

Presente no Fórum em Sevilha, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, antiga Cidade Velha, Manuel de Pina, deu a notícia de imediato e a população saiu às ruas da primeira cidade portuguesa construída nos trópicos para festejar mais uma distinção.

Batucada e muita música já se faz sentir na Cidade Velha, numa manifestação marcada pelo sino da igreja de Nossa Senhora do Rosário, um dos monumentos históricos desta urbe, enquanto a população dança numa verdadeira festa mergulhada em dança, em cachupa e caldo de peixe, e regada com grogue, licor tradicional desta cidade.

O ministro da Cultura de Cabo Verde, Manuel Veiga, reagiu à notícia com «uma satisfação enorme, do tamanho do mundo», garantindo que sempre teve a percepção da Cidade Velha como Património da Humanidade. O responsável pela pasta da cultura cabo-verdiana diz mesmo acreditar que esta vitória da Cidade Velha junto da UNESCO simboliza o maior acontecimento em Cabo Verde dos últimos tempos. Para o ministro, esta distinção significa o reconhecimento da grandeza da «criolidade» cabo-verdiana, da sua singularidade, da antropologia e da diferença cabo-verdiana.

A mesma opinião é partilhada pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, para quem se trata de uma estrondosa vitória de Cabo Verde nos últimos anos. José Maria Neves diz sentir-se profundamente orgulhoso pelo trabalho levado a cabo pela equipa do Ministério da Cultura que, a seu ver, investiu horas do trabalho, ao mesmo tempo que elogiou os apoios recebidos da comunidade internacional.

A candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade incentivou toda a população de Cabo Verde, tendo o Presidente da República, Pedro Pires, apostado pessoalmente na diplomacia internacional, sobretudo junto das cooperações com Espanha e Portugal.

O Presidente da República descreve este feito como «a valorização da história cabo-verdiana e das origens do povo cabo-verdiano», pois considera que Cidade Velha simboliza uma peça da construção do estado cabo-verdiano tendo, por isso, felicitado a decisão da UNESCO.

matéria original: http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=18715

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

EUA prometem incentivos em troca de pacificação do Sudão

Fonte: Folha de São Paulo - Africa - O governo dos...

Para ler em 2050

É estranho que uma época que começou como só...

Só combater a pobreza é pouco para debelar o racismo

Por: Fátima Oliveira Pobreza é uma coisa e racismo é...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=