Clube croata viaja sem torcida devido ao racismo

Fonte: Lancenet!

Adauto, do Zilina, defende punição a adversário da Liga Europa

O MSK Zilina, da Eslováquia, recebe na quinta-feira o Hajduk Split, da Croácia, pela ida da terceira eliminatória da Liga Europa. O visitante não poderá ter torcedores uniformizados no estádio – fato que poderia ser comemorado pelos anfitriões, não fosse o motivo: racismo.

O Hajduk foi punido pela Uefa por conta do reincidente comportamento preconceituoso de sua torcida. Os fãs do clube croata estão proibidos de irem uniformizados aos jogos fora de casa em competições europeias.

O atacante Adauto, do Zilina, aprovou a medida. O brasileiro já sofreu com preconceito de torcedores adversários quando defendia o Slavia Praga, da República Tcheca, e acredita que mudanças são necessárias.

– Aprovo e apoio a medida da Uefa, torcedor racista e violento tem de assistir ao jogo em casa, xingando a TV – afirmou.

Após o incidente, Adauto foi convidado pelo governo tcheco para participar de uma campanha contra o racismo. O jogador prontamente aceitou. De quebra, ainda fez história: foi o primeiro atleta a virar selo postal no país.

– Fizemos dois anos de campanha juntos. Mesmo quando estava deixando o país, o governo pediu para que continuasse. Isso até me emocionou – contou.

Para Adauto, punições como esta são importantes para conscientizar a torcida. Mesmo porque, na prática, é muito difícil impedir a entrada de torcedores racistas nos estádios.

– Não acredito que a punição vai acabar com o racismo. A torcida organizada deles não vai poder entrar uniformizada. Vai diminuir a quantidade de torcedores organizados, mas eles estarão lá. Até mesmo no meio da torcida do Zilina.

Matéria original: Clube croata viaja sem torcida devido ao racismo

+ sobre o tema

Realmente “o racismo é coisa da tua cabeça”

Mais uma da série: ‪#‎nãoexistepreconceitonoBrasil‬ ‪#‎nãomeKhaloMais‬ Eu, no terminal de integração, com...

para lembrar

Isto é um país?

Por razões industriais, o texto de domingo desta coluna...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=