Fator Obama esquenta lobby em disputa por Olimpíada de 2016

Fonte: R7 Esportes –

As quatro cidades que disputam o direito de realizar a Olimpíada de 2016 iniciaram nesta terça-feira (29) três dias de esforços intensivos por suas candidaturas, mas o “fator Obama” é que tem dominado a reta final antes da votação do COI (Comitê Olímpico Internacional), na sexta-feira (2).


O anúncio feito na segunda-feira (28) de que o presidente dos EUA, Barack Obama, irá a Copenhague apoiar a candidatura de Chicago era a notícia que as três cidades rivais menos queriam ouvir.


Madri, Rio de Janeiro e Tóquio temem que os membros do COI se rendam ao carisma de Obama, assim como ocorreu há quatro anos quando o então primeiro-ministro britânico, Tony Blair, conseguiu convencer os delegados a escolherem Londres como sede da Olimpíada de 2012, derrotando a favorita Paris.


Dois anos depois, foi a vez de o então presidente russo, Vladimir Putin, desempenhar um papel decisivo na vitória da azarã Sochi como sede da Olimpíada de Inverno de 2014.


Obama, que fez carreira política em Chicago, inicialmente decidira ficar em Washington negociando a reforma da saúde pública, e anunciou que seria representado em Copenhague por sua esposa, Michelle. Na segunda-feira, no entanto, a Casa Branca disse que o casal iria em peso à sessão do COI.


Antes do anúncio da viagem de Obama, a publicação especializada Around the Rings dava um ligeiro favoritismo ao Rio em relação a Chicago, com Madri e Tóquio logo atrás. Essa é considerada a disputa mais acirrada da história dos Jogos Olímpicos.


O presidente do COI, Jacques Rogge, deve chegar na terça-feira (29) a Copenhague, e a maioria dos 115 membros do COI deve se fazer presente nos próximos dois dias.

Celebridades também chegam aos montes para apoiar as diversas candidaturas. O Rio aposta na figura de Pelé, que na terça-feira participa de um evento de futebol de rua. Chicago contará com o ex-velocista Michael Johnson e com a ex-ginasta de origem romena Nadia Comaneci.

Matéria original

 

+ sobre o tema

para lembrar

Curso ensina professores como usar aparelho celular para ensinar

Aulas são oferecidas online e de maneira gratuita na...

Conheça atitudes simples para combater o racismo na escola!

Todos nós queremos que os estudantes se tornem cidadãos...

Celulares ajudam a preservar a mitologia

Se antes os mais velhos torciam seus narizes, olhando...
spot_imgspot_img

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que seriam aplicadas neste domingo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=