Defensoria Pública garante parceria com Cedenpa

Fonte: Agência Pará de Notícias –

Na tarde desta segunda-feira (19) o Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará – Cedenpa, por meio da coordenadora do Grupo de Articulação, Zélia Amador de Deus, reuniu com a Defensoria Pública do Estado, com a participação do defensor público geral, Antônio Roberto Cardoso e do assessor de governo e defensor público, José Roberto Martins.

 

O encontro teve o objetivo de “solicitar o apoio da Defensoria Pública na abertura de um canal institucional, de maneira duradoura, para encaminhar os casos ligados à população negra, principalmente, os que se referem às questões de explicitação do racismo, questões quilombolas e afro-religiosas, além de outros casos que possuem por base o racismo, mesmo que não explicitados”.

 

O documento que formalizou o pedido de parceria foi assinado pelo representante legal do Cedenpa, Edilamar dos Anjos Conceição; pela coordenadoras do Grupo de Projetos, Raimunda Nilma de Melo Bentes e do Grupo de Articulação, Zélia de Deus.

 

Para justificar a parceria, Zélia de Deus afirmou que “a Defensoria Pública já tem demonstrado, na prática, que tenta fazer sua parte na construção de uma democracia substantiva”.

 

Zélia também destacou que o serviço prestado pelo Cedenpa apresenta uma procura elevada, “até porque 70% da população do Pará é composta de pessoas da cor parda mais preta”, lembra ela.

 

O Cedenpa, que em 2010 completará 30 anos, é uma entidade que atua no combate ao racismo e dentre outras conquistas a serem comemoradas, figuram a criação da Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios -DCCD; o convênio firmado junto ao Ministério da Justiça, que custeou, através do Conselho Municipal do Negro, os serviços de advogados para acompanhar denúncias de práticas de racismo, além da realização de trabalhos apoiados pela Ordem dos Advogados – OAB.

MAtéria original

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Lula recebe prêmio internacional pelo combate à pobreza e à desigualdade

    O governo autônomo da Catalunha, na Espanha, anunciou nesta...

Pesquisa CNT/Sensus: Dilma tem 46% das intenções de voto; Serra, 28,1%

Por: Camila Campanerut Pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta...

Após repercussão nas redes, Reuters responde sobre gafe em entrevista com FHC

Depois de publicar acidentalmente uma sugestão interna no meio...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=