A diversidade como estratégia de RH – palestra de Hélio Santos

Fonte: Írohín

 

Incentivar e por em práticas políticas de promoção da diversidade foi tema de debate em São Paulo

 

A seccional paulista da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e o Governo do Estado de São Paulo promoveram na manhã desta terça-feira, 27 de outubro, o debate “A diversidade como estratégia de RH”. No evento, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, também foi lançada a segunda edição do Selo Paulista da Diversidade.

Hélio Santos, presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), falou sobre o tema dizendo que ações nessa área agregam valor para a organização. “O RH deve ser cada vez mais pró-ativo e menos reativo”. Para Santos, a diversidade deve acontecer em todas as cadeias do RH: recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, carreira, promoção e desligamento.

Segundo o presidente do IBD, a prática de ações que fomentam a diversidade dentro das organizações cria novos paradigmas, traz ao RH um compromisso com a contemporaneidade e promove o desenvolvimento de uma nova cultura. Para por em prática iniciativas com foco na diversidade, primeiro vem a sensibilização, que deve começar com a alta direção, seguido pelo diagnóstico (senso), pelo estabelecimento de metas, treinamento e controle.

Para apresentar o lado prático do tema foram convidados o vice-presidente da Renault para o MERCOSUL, Alain Tissier e o diretor de RH da Basf para a América do Sul, Wagner Brunini, que também ocupa o cargo de vice-presidente da ABRH-SP.

Basf

Para entender a complexidade de uma organização como a Basf, maior empresa química do mundo, basta olhar os números. Em âmbito global a companhia tem 97 mil funcionários, oito mil produtos, atua em 170 países, com produção em 40 deles, e teve faturamento de 62 bilhões de euros em 2008. Na América do Sul são 5,5 mil funcionários e cerca de 5% do faturamento mundial.

Segundo o diretor de RH, o grande desafio é vencer o ceticismo. “Nós formamos a melhor equipe na indústria por meio da diversidade”. Para trabalhar com o tema, a empresa atua em três pilares: plano de comunicação, que visa promover a diversidade e a inclusão, plano de conscientização e plano de mobilização, que define os papéis e as responsabilidades.

Os resultados aparecem nos números. O total de mulheres aumentou de 18%, em 2004, para 22% em 2008. O de negros passou de 4,1% para 5,9%, na mesma comparação. Os números de 2009, que ainda não foram finalizados, mostram que hoje a empresa está com: 20,5% de mulheres; 1,8% de mulheres negras; e 25% de funcionários com mais de 45 anos.

Renault

Há dez anos no Brasil, a empresa automobilística de origem francesa tem 4,5 mil colaboradores. Para o vice-presidente da companhia, o quadro de funcionários deve ser o espelho da sociedade. “Não se faz diversidade por beleza da arte. Se faz por ser estratégico para o negócio”. Tissier lembrou outros tipos de pluralidade importantes para uma organização, como a diversidade das experiências e a diversidade política.

Como exemplo, o executivo citou uma recém-criada diretoria na Renault mundial. Há dois meses essa nova área, comandada por uma mulher, reúne todas as políticas sociais da empresa, entre elas as de fomento a diversidade. Citando números, Tissier disse que na França há 20% de mulheres em cargos de gestão. Em contra partida, no Japão esse mesmo percentual é de 5%. No Brasil, a empresa aumentou, de 2005 a 2009, em 100% o número de funcionários portadores de alguma deficiência, passando de 100 para 200 colaboradores.

Selo Paulista da Diversidade


A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo é um instrumento de política pública para o mercado de trabalho. Instituído em 2007, o Selo objetiva destacar organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvam programas, projetos e ações de promoção e valorização da diversidade em seus ambientes de trabalho. Na primeira edição foi concedido esse reconhecimento para 24 empresas, entre as quais Bradesco, Fleury, Nextel, Wal-Mart e Accenture. As inscrições para a próxima edição estarão abertas a partir de novembro

Matéria original

+ sobre o tema

Nassif: Da cadeia para as páginas da Folha de S. Paulo

Alguns elementos para tentar entender essa nova denúncia...

Onde estão os direitos de crianças e adolescentes negros?

A perfeita redação do artigo 227 da Constituição Federal...

Plano de Qualificação Profissional atenderá 25 mil trabalhadores negros

Fonte: Unegro/Paraná   O maior Plano de Qualificação...

Lei dos 60 dias passa a valer a partir do exame de diagnóstico de câncer

por Aline Leal O Ministério da Saúde publicou esta semana portaria...

para lembrar

Juca Ferreira defende regulação urgente dos meios de comunicação

por Altamiro Borges, do Viomundo A Secretaria de Imprensa da Presidência da...

Pesquisa mostra crescimento no número de empreendedores negros no país

Entre 2001 e 2011, quantidade de afrodescendentes donos de...

“Somos vistos como estrangeiros no nosso país”

Do lado de fora do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Crivella veta projeto que amplia teste do pezinho na rede municipal de saúde

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) vetou integralmente o projeto...
spot_imgspot_img

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...
-+=