Rede europeia usa lema “Ódio Mata” para dia contra fascismo

Fonte: Agência Lusa

 

aleqm5

Imagem retirada da Internet

Lisboa, 7 nov (Lusa) – A rede europeia United pela Ação Intercultural organizou uma campanha em torno do lema “O Ódio Mata”, por ocasião do Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo, celebrado nesta segunda-feira.

A rede United, que luta contra o nacionalismo extremo, racismo, fascismo e que presta apoio aos migrantes e refugiados, agrupa mais de 560 organizações de 49 países europeus e organiza, todos os anos, uma campanha para “lembrar o passado, protestar contra o presente e construir o futuro”, conforme explica a entidade em seu site.

Para o dia 9 de novembro, a frase-chave da United é “O ódio mata. Proteja o seu ambiente contra o extremismo de direita”, um alerta semelhante ao que aparece nos maços de cigarro, imagem também utilizada pela associação.

O Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo recorda a perseguição contra os judeus e seus bens na Alemanha nazista em 9 de novembro de 1938, data conhecida como “Noite dos Cristais”.

Sinagogas foram queimadas e lojas de judeus vandalizadas. Mais de sete mil estabelecimentos foram atacados, cerca de 200 templos judaicos foram destruídos, 91 judeus foram mortos e mais de 30 mil foram detidos e mandados para campos de concentração, segundo a organização.

“A perseguição da ‘Noite dos Cristais’ é vista como o início simbólico do Holocausto”, destaca a associação.

A United explica ainda que, em nível europeu, o dia 9 de novembro é celebrado, sobretudo, desde o 50º aniversário da data, em 1988, e que se procura lembrar as vítimas de 1938, mas também protestar contra o aumento nos últimos tempos, na Europa, do neonazismo e do racismo.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Band é condenada por exibir reportagem que viola direitos humanos

Ao zombar de entrevistado Mirella Cunha "superou qualquer limite...

Justiça condena à prisão perpétua neonazista que atropelou manifestante contra o racismo nos EUA

Justiça condena à prisão perpétua neonazista que atropelou manifestante...

“Perdi meu emprego por ser negra” conta gerontóloga Thádia Marques

A gerontóloga Thádia Marques, 30 anos, de São Paulo,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=