Rede europeia usa lema “Ódio Mata” para dia contra fascismo

Fonte: Agência Lusa

 

aleqm5

Imagem retirada da Internet

Lisboa, 7 nov (Lusa) – A rede europeia United pela Ação Intercultural organizou uma campanha em torno do lema “O Ódio Mata”, por ocasião do Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo, celebrado nesta segunda-feira.

A rede United, que luta contra o nacionalismo extremo, racismo, fascismo e que presta apoio aos migrantes e refugiados, agrupa mais de 560 organizações de 49 países europeus e organiza, todos os anos, uma campanha para “lembrar o passado, protestar contra o presente e construir o futuro”, conforme explica a entidade em seu site.

Para o dia 9 de novembro, a frase-chave da United é “O ódio mata. Proteja o seu ambiente contra o extremismo de direita”, um alerta semelhante ao que aparece nos maços de cigarro, imagem também utilizada pela associação.

O Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo recorda a perseguição contra os judeus e seus bens na Alemanha nazista em 9 de novembro de 1938, data conhecida como “Noite dos Cristais”.

Sinagogas foram queimadas e lojas de judeus vandalizadas. Mais de sete mil estabelecimentos foram atacados, cerca de 200 templos judaicos foram destruídos, 91 judeus foram mortos e mais de 30 mil foram detidos e mandados para campos de concentração, segundo a organização.

“A perseguição da ‘Noite dos Cristais’ é vista como o início simbólico do Holocausto”, destaca a associação.

A United explica ainda que, em nível europeu, o dia 9 de novembro é celebrado, sobretudo, desde o 50º aniversário da data, em 1988, e que se procura lembrar as vítimas de 1938, mas também protestar contra o aumento nos últimos tempos, na Europa, do neonazismo e do racismo.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Cidinha da Silva: Ainda, Melodia. Para sempre, Melodia!

Fui à Concha acústica para ouvir a voz de...

Show com piada racista termina em confusão na zona sul de SP

"Ai um comedia-comediante disse no palco de uma noite...

Cotistas são quase metade dos candidatos inscritos no Sisu, diz MEC

MEC avalia que notas dos cotistas foram próximas às...

para lembrar

A cor de São Paulo

São Paulo completa 462 anos na próxima segunda-feira. A...

‘Não vou falar com preto’: executivo negro relata racismo no mundo corporativo brasileiro

Cesar Nascimento pode vestir paletós caros, óculos de grife,...

Ônibus evoca apartheid em cidade no interior da Itália

Fonte: Estado de São Paulo -   SÃO PAULO - A...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=