França acolhe exposição dedicada à editora Présence africaine

Fonte: Angola Press –

 

Paris – A exposição consagrada à Editora “Présence africaine”, criada pelo escritor e homem de cultura senegalês Alioune Diop, iniciou-se segunda-feira à noite no Museu do Quai Branly, em Paris, na presença da sua viúva, Yandé Christiane Diop, constatou a PANA no local.

 

Denominada “Presença Africana, uma Tribuna, um Movimento, uma Rede”, a exposição relata 50 anos da história literária e cultural afroantilhana, da criação da revista “Présence africaine” em 1947 até agora, passando pela mutação desta para Editora em 1949.

 

“Um dos desafios desta exposição é precisamente lembrar ao público que, nos anos 60, foi criado um corpo de textos de literatura africana e antilhana graças à Présence africaine. A revista, depois Editora, foi um local que dava voz aos intelectuais negros”, declarou à PANA a comissária desta exposição, Sarah Frioux-Salgas.

 

A exposição, que durará até 31 de Janeiro de 2010, apresenta ao público obras publicadas em Présence africaine por célebres escritores negros, fotografias e testemunhos sonoros de contemporâneos de Alioune Diop ainda vivos.

 

Os visitantes poderão, por outro lado, acompanhar uma curta metragem realizada durante o primeiro Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN) organizado em 1966 em Dakar, no Senegal.

 

“Parece-nos essencial sublinhar o papel importante desempenhado nesta época por Alioune Diop que era relativamente pouco conhecido do grande público em relação aos seus ilustres companheiros como Césaire, Senghor ou Damas”, acrescentou a comissária da exposição.

 

Instalada há 50 anos no mesmo endereço, na quinta autarquia de Paris, Présence africaine prossegue as suas actividades editoras, apesar da morosidade que afecta todo o sector em França.

Matéria original

+ sobre o tema

Como saber se estou no Cadastro Único?

*Devido a grande quantidade de acessos o site para...

Elas geram riqueza mas não são devidamente reconhecidas e remuneradas

Estudo discute importância do trabalho doméstico da mulher na...

Fundadora da Feira Preta vence o Troféu Grão do Empreendedor Social 2019

Empresária acelera negócios criados por empreendedores negros por meio...

para lembrar

Com provável contágio sexual nos EUA, zika exige ‘prevenção máxima’, diz infectologista

“Não podemos aguardar um corpo robusto de dados para...

Relatório diz que pena de morte é inútil e desperdiça dinheiro nos EUA

Fonte: UOL -       Washington, 20 out (EFE). A aplicação da...

“Deveríamos criminalizar a pregação da ditadura”, diz filósofo

Em palestra proferida em São Paulo, o filósofo Renato...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=