Fundo Baobá e Mover lançam edital “Carreiras em Movimento” para alavancar a empregabilidade da população negra 

Enviado por / FonteGife, por Fundo Baobá

Com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas negras no mercado de trabalho, o Baobá – Fundo para Equidade Racial e o Mover (Movimento pela Equidade Racial) lançaram, no último dia 09/08, o edital “Carreiras em Movimento”. A iniciativa visa apoiar até 664 pessoas negras, que estejam cursando ensino superior ou tenham ensino superior completo, no custeio de despesas com atividades formativas pontuais, ligadas à participação em cursos, congressos ou outros eventos virtuais ou presenciais, no Brasil ou no exterior; atividades voltadas para o desenvolvimento ou ampliação de habilidades socioemocionais e comportamentais; mapeamento e conexões com potenciais instituições empregadoras ou outros atores estratégicos. 

Cada pessoa selecionada receberá aporte financeiro entre R$5 mil e R$10 mil para o desenvolvimento de competências técnicas, habilidades socioemocionais e comportamentais. Além disso, os selecionados poderão se cadastrar na plataforma de talentos das 49 empresas associadas ao Mover. 

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e se autodeclarar uma pessoa negra. Pessoas com mais de 35 anos; LGBTQIAP+; populações quilombolas, ribeirinhas e outras comunidades tradicionais; cotistas ou ex-cotistas de universidades públicas, bolsistas ou ex-bolsistas do PROUNI; migrantes e refugiados africanos ou afrodescendentes residentes no Brasil e pessoas que nunca tenham sido auxiliadas pelo Fundo Baobá terão prioridade na seleção. Além disso, pessoas negras que já atuam no mercado privado, nas áreas de Ciências de Dados, Comunicação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Administração, Logística, Marketing, Tecnologia e Vendas (online e offline) terão suas propostas valorizadas. Também receberão o mesmo critério de valorização, inscrições vindas do Norte e do Nordeste do país. 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação era de 11,3% entre os que se autodeclararam pretos, 10,1% entre os pardos e 6,8% entre os brancos. “Queremos fomentar o acesso à oportunidade de aprimorar conhecimentos de pessoas negras. Temos que unir esforços para frear as desigualdades na empregabilidade, e esse edital traz o que, muitas vezes, falta na vida de pessoas negras que sonham em alavancar suas carreiras no Brasil, que é a oportunidade”, comenta Luciene Rodrigues, gerente de Projetos Sociais do Mover. 

O “Carreiras em Movimento” faz parte do programa Presente e Futuro em Movimento feito em parceria com o Mover. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de setembro. Clique aqui para fazer sua inscrição.

As pessoas selecionadas terão entre 04 (quatro) e 08 (oito) meses para finalizarem as atividades propostas, e mais 30 (trinta) dias para apresentar a prestação de contas final. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 30 de novembro.

A diretora de Programa do Baobá – Fundo para Equidade Racial, Fernanda Lopes, fala da importância do 20º edital lançado. “O edital é uma oportunidade de contribuir na ampliação do potencial de empregabilidade de pessoas negras, de qualquer faixa etária e que residam em qualquer lugar do país. Trata-se de um recurso para uso estratégico. Uma semente para o plano de desenvolvimento de quem está no início ou em uma fase mais consolidada da carreira profissional.” 

Ao longo de seus 12 anos de existência, a serem completados em outubro deste ano, o Baobá – Fundo para Equidade Racial soma o apoio a 893 iniciativas e supera a marca de 800 mil pessoas impactadas direta e indiretamente pelos seus editais, programas e ações. 

Fundado em junho de 2021, o MOVER, hoje composto por 49 empresas de diferentes setores, propõe ser um agente de transformação e atuar de forma propositiva e colaborativa na luta pela equidade racial. Essa parceria com o Baobá está em alinhamento aos pilares de Liderança e Emprego & capacitação. 

Sobre o Mover 

O Mover (Movimento pela equidade Racial) tem o compromisso público de evoluir coletivamente em uma jornada antirracista a partir de três pilares: Liderança, Conscientização, Emprego e Capacitação. Atualmente, o Mover é formado por 49 empresas: Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas S.A., Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, Dow Brasil, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, McKinsey & Company, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, PwC Brasil, RD – Raia Drogasil, Sodexo, Tenda Atacado, UnitedHealth Group Brasil, Vale, Via, XP Inc. e 3M. Mais informações em www.somosmover.org. 

Sobre o Baobá – Fundo para Equidade Racial 

O Baobá – Fundo para Equidade Racial é o primeiro fundo patrimonial dedicado, de forma exclusiva, à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Criado em 2011, o Baobá mobiliza pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos, iniciativas e ações de enfrentamento ao racismo, promoção da justiça social e da equidade racial para a população negra. Até agosto de 2023 o Baobá já havia lançado 20 editais e apoiado 893 iniciativas que tiveram impacto em mais de 800 mil pessoas. 

+ sobre o tema

Em feito histórico, Geledés demanda na ONU reparação aos afrodescendentes   

“Nesta quinta-feira, Geledés realizou um feito histórico ao ser...

Brasil abre a agenda eleitoral e fecha a do aborto

Rio de Janeiro, 3/5/2010 - Politicamente incorreto na hora...

Brasileiro consome mais que o dobro do sal recomendado pela OMS

Jefferson Puff Apesar do alardeado resultado de um acordo entre...

para lembrar

Em defesa do SUS

MANIFESTO DO I ENCONTRO DOS MOVIMENTOS POPULARES, SOCIAIS E...

Projeto “acelera” startups da periferia; sete são da zona norte

O Brasil é um dos países que mais possui...

Conheça os malefícios de tomar banho com esponjas

Kate Bratskeir Aquela bucha esponjosa que você usa para se...
spot_imgspot_img

Marcelo Paixão, economista e painelista de Geledés, é entrevistado pelo Valor

Nesta segunda-feira, 10, o jornal Valor Econômico, em seu caderno especial G-20, publicou entrevista com Marcelo Paixão, economista e professor doutor da Universidade do...

Impacto do clima nas religiões de matriz africana é tema de evento de Geledés em Bonn  

Um importante debate foi instaurado no evento “Comunidades afrodescendentes: caminhos possíveis para enfrentar a crise climática”, promovido por Geledés -Instituto da Mulher Negra em...

Comissão da Saúde aprova PL de garantia de direitos à pacientes falciformes

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (5), o Projeto de Lei nº 1.301/2023, que reconhece a doença falciforme como...
-+=