ONU declara 18 de julho como Dia Internacional de Nelson Mandela

Enviado por / FonteDa Folha de S. Paulo

Os 192 Estados-membros da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) consagraram nesta quarta-feira o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela, a ser celebrado a partir do ano que vem. A data corresponde ao aniversário do ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz.

“Nelson Mandela é um ícone internacional e um exemplo de esperança para todos os oprimidos e marginalizados em todo o mundo”, declarou o embaixador da África do Sul ante a ONU, Baso Sangqu.

A resolução visa a recompensar Mandela por toda sua vida dedicada a causas defendidas pela ONU, como resoluções dos conflitos, as relações inter-raciais, a promoção dos direitos humanos, a reconciliação e a igualdade dos sexos.

Conforme um comunicado divulgado em Johannesburgo pela Fundação Nelson Mandela, a resolução foi aprovada nesta terça-feira por unanimidade e transforma o dia do aniversário do ex-presidente sul-africano em um “dia internacional do ativismo”.

“O Dia de Mandela é um dia internacional de ação humanitária para celebrar a vida de Mandela e a sua herança. Deve servir de catalisador para que todas e cada uma das pessoas compreendam que elas têm a capacidade de mudar o mundo com sua ação”, afirma a nota. “Está em nossas mãos criar um mundo melhor”, afirma a fundação, ao citar Mandela, enquanto agradece ao governo da África do Sul seus esforços para tornar possível esta resolução internacional.

Mandela, diz a nota, “passou 67 anos de sua vida se dedicando ativamente a promover e conseguir a mudança social” e, por isso, a fundação pede que, no Dia de Mandela, “as pessoas dediquem simbolicamente pelo menos 67 minutos de seu tempo para servir suas comunidades em qualquer coisa que quiserem”.

 

+ sobre o tema

Morre o pianista Ahmad Jamal, grande influenciador de Miles Davis, aos 92 anos

O pianista de jazz Ahmad Jamal, que influenciou músicos de diversas gerações,...

Fabricio Boliveira escancara racismo na TV: “Não aceito ser pano de fundo para os outros”

Não tem como negar: Fabricio Boliveira está simplesmente arrasando...

A cultura moderna nasceu em África há 44 mil anos?

Por Ana Gerschenfeld A nossa visão das origens da modernidade...

4 pessoas que eram negras e que a história representa como brancas

Vários nomes da história apenas chegam até nós por...

para lembrar

Cláudio Adão: “Os técnicos negros são discriminados e Pelé deveria intervir”

Em entrevista a Jorge Kajuru, no programa "Kajuru pergunta",...

Jodie Turner-Smith: a atriz que promete ser a nova sensação de Hollywood

Saiba mais sobre essa atriz revelação que vai estrear...

Fabrício Boliveira, Paulo Lins e Daiane Rosário abrem programação da Mostra Mahomed Bamba

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba realiza...

Nossa Gente, Axé! Adeus prematuro a Isabel Cristina Santos Machado

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEÇÃO DO ESTADO...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=