Atirador de Washington é executado com injeção letal

John Allen Muhammad matou dez pessoas ao acaso na capital americana em 2002

O “francoatirador de Washington”, John Allen Muhammad, foi executado com injeção letal na noite desta terça (10), depois de ser condenado por 10 assassinatos em 2002.

O porta-voz da autoridade penitenciária da Virgínia, Larry Traylor, disse que o executado “não disse uma palavra”.

John Allen Muhammad ficou conhecido como o “francoatirador de Washington” por ter aterrorizado a capital americana em 2002, matando ao acaso 10 pessoas em um período de três semanas.

A Suprema Corte rejeitou na segunda-feira o último recurso apresentado por este homem negro de 48 anos, condenado à morte em 2004 pela série de crimes que também deixou três feridos, entre 2 e 22 de outubro de 2002 na região de Washington.

Muhammad havia sido transferido para a prisão de Greensville, perto de Richmond, onde fica a câmara de execução. Às 21h11 locais (0h11 de Brasília), a morte de Muhammad foi confirmada após a aplicação da injeção letal.

 

Assassino se escondia no porta-malas


Para cometer os assassinatos, Muhammad se escondia no porta-malas de um automóvel para abater com um só tiro suas vítimas, na parte externa de centros comerciais, escolas ou postos de gasolina. Uma pessoa foi morta em Washington, seis no Estado vizinho de Maryland e três na Virgínia.

Homens, mulheres, crianças, brancos, negros: ninguém parecia poder escapar do atirador, que agia com um cúmplice, Lee Boyd Malvo, então com 17 anos. Malvo cumpre pena de prisão perpétua.

Com formação de atirador de elite do Exército americano, John Allen Muhammad chegou a participar da primeira Guerra do Golfo.

Por duas vezes, a polícia encontrou no lugar do assassinato, presas a uma árvore ou num saco plástico, mensagens com as frases “Chamem-me Deus” ou “Seus filhos não estarão nunca seguros em nenhuma parte”, e um pedido de US$ 10 milhões (R$ 17 milhões) para deter o massacre.

+ sobre o tema

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

para lembrar

O Casamento do Ano

Há muito tempo venho devendo esse texto. Me preocupei...

Sem-tetos ocupam áreas para exigir Minha Casa, Minha Vida

MTST organiza ações na Região Metropolitana de São Paulo...

Os obstáculos à justiça social

Autores propõem reformas profundas na distribuição da riqueza por Amélia...

Obama quer levar internet sem fio a 98% dos norte-americanos

O foco do projeto do presidente dos Estados Unidos...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=