RIO CLARO: Seminário discute em Rio Claro os direitos humanos e igualdade racial

Fonte: Rio Claro –

 

A violência contra os jovens será debatida em Rio Claro na abertura da Semana de Consciência Negra, marcada para às 10 horas desta sexta-feira, 14. 

O Brasil é o quinto país no ranking de homicídios de jovens. Pesquisas apontam que questões de segurança se transformaram na principal preocupação destes cidadãos, sendo ainda mais atingidos os jovens do sexo masculino e negros. Este quadro será debatido em Rio Claro na abertura da Semana de Consciência Negra, marcada para às 10 horas desta sábado, 14.

O Seminário sobre Direitos Humanos e Igualdade Racial terá como palestrantes a advogada Eunice Aparecida de Jesus Prudente, coordenadora na USP do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos sobre o Negro Brasileiro e Ivair Augusto Alves dos Santos, assessor especial da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e autor do livro “Movimento Negro e o Estado”.

O seminário será realizado na sede da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, Rua 12 esquina da Avenida 23, sob a coordenação do Arquivo Público e Histórico, Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e Comissão de Direitos Humanos da 4ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil/Rio Claro.

De acordo com Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo do Município, a motivação para a organização desse seminário deve-se a uma das propostas da Conferência Municipal da Igualdade Racial, realizada em abril, e que apontou a questão das abordagens policiais com relação à juventude negra como um problema a ser discutido em nossa cidade.

Os organizadores do seminário destacam que a análise de causas de mortalidade de jovens na década de 1991 a 2000 permite delinear um quadro que é, a um só tempo, complexo e preocupante, situação apresentada a partir de dados do ‘Mapa da Violência 4’, com base em números do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Saúde. As conclusões são alarmantes: 39,9% das mortes de jovens, em 2002, se devem a homicídios que, conjugados a acidentes de trânsito e suicídios, são as principais causas de morte entre os que têm de 15 a 24 anos.

A Semana da Consciência Negra tem como tema “Zumbi dos Palmares – Raízes de Lá”, e é organizada pela Secretaria Municipal de Governo e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conerc). O programa se estenderá até o dia 30 e terá ainda atividades culturais, missa, exposição de fotografias, roda de samba, futebol, orientações sobre saúde, capoeira e outros eventos, todos sem cobrança de ingresso.

Matéria original

+ sobre o tema

A instalação de tropas dos EUA em 35 países africanos

Por Marco Antonio L. Do Vermelho John Pilger: A...

Dicas de estilo? Idris Elba tem sobrando para oferecer

Guia prático para os homens entenderem os truques do...

Com pouca vontade nos treinamentos, Robinho irrita técnico do Milan, diz jornal italiano

Massimiliano Allegri não está nada contente com a falta...

Inscrições para o FestiAFRO continuam até 8 de novembro em Limeira

As inscrições para a 5ª edição do FestiAFRO...

para lembrar

Joice Silva ganha 1º ouro da história na luta olímpica para o Brasil no Pan

Joice Silva já havia sido medalha de bronze nos...

Antropólogo lança livro sobre políticas Públicas e ações afirmativas

O professor Dagoberto José Fonseca faz alguns comentários...

Pelé ganha camisa do Internacional com seu nome

Pelé ganha camisa do Internacional com seu nome. Rei...

TV cubana abre debate sobre racismo en la isla

Por ANDREA RODRIGUEZ LA HABANA -- La televisión...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=