População negra do Brasil ainda sofre com o preconceito

O Brasil está “muito atrasado” na questão dos direitos da população negra que ainda sofre com preconceito no país, disse à Lusa a vice-directora do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), Júnia Puglia.

Do RPT Notícias 

 

“Estamos atrasadíssimos com uma agenda enorme pela frente. O Brasil demorou muito para reconhecer a contribuição essencial da população africana para a construção do país e a necessidade de tratar as pessoas de forma igual”, afirmou.

Ao referir o Brasil como o último país do mundo a abolir a escravatura, há pouco mais de 100 anos, Puglia ressalta que ainda há “reflexos brutais” do passado escravocrata sobre a sociedade.

A representante da ONU falou à Lusa à margem do lançamento da campanha audiovisual contra o estigma e o preconceito no país que pretende “suscitar a reflexão, o debate e a mudança de atitude” sobre os segmentos estudantil, homossexual, da população negra, dos seropositivos, refugiados e dos profissionais do sexo.

“O que é preciso é trabalhar para construir uma outra forma de nos relacionarmos entre nós através da mudança cultural que é essencial”, salientou.

Júnia Puglia aponta ainda para a necessidade de deixar de lado o peso da história. “Depois de séculos de cegueira a população brasileira está a ser obrigada a se ver como realmente é, uma mistura”.

A história da população negra no Brasil é “muito triste”, comenta. “É uma história de sofrimento, dor e humilhação, mas temos tudo para transformar isso em outra coisa.”

O sistema educacional, como aponta a ONU, “ainda se constitui uma esfera marcada por fortíssimas desigualdades no acesso e na permanência dos indivíduos dos diferentes grupos populacionais”.

Os negros e negras estão menos presentes nas escolas, apresentam médias de anos de estudo inferiores e taxas de analfabetismo “bastante superiores”, informa um comunicado das Nações Unidas.

“As desigualdades se ampliam quanto maior o nível de ensino. A população negra, que, por se encontrar nos estratos de menor renda, é mais cedo pressionada a abandonar os estudos e ingressar no mercado de trabalho”, destaca o documento.

Segundo Puglia, os números indicam que a população negra ocupa os postos menos remunerados, tem muito mais dificuldade de alcançar níveis elevados de profissão e que existe ainda um tratamento discriminatório também no serviço de saúde.

“Por exemplo, as gestantes negras recebem menos atenção e um tratamento secundário nos hospitais”, critica.

Matéria original

+ sobre o tema

Obama não conseguiria ser presidente do Brasil, dizem especialistas

GABRIELA MANZIN, da Folha de São Paulo  Eu gostaria de...

Marcas do racismo

Segundo o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em...

Denúncias de injúria e racismo são registradas diariamente no DF

Todos os dias, uma pessoa sofre com humilhações e...

PMs são presos por suspeita de estupro contra jovem grávida

Crime foi flagrado na noite de sábado (11), em...

para lembrar

Racismo? Que racismo? A moça vítima está no hospital e o agressor solto…

por: Reinaldo Bulgarelli   No Portal do Geledés há várias notícias sobre esse caso...

Gilberto Gil fala de primeiro encontro com racismo e medo de morrer

Gilberto Gil está prestes a completar 80 anos. Se...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=