Pesquisa revela que 89,2% dos desempregados da RMS são negros

Fonte: Correio da Bahia –

Em 2008, os negros respondiam por 85,4% da População Economicamente Ativa – PEA da Região Metropolitana de Salvador, o que corresponde a cerca de 1,567 milhão de pessoa, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (10) pela Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela parceria entre Fundação Seade, Dieese, SEI, SETRE e UFBA.

A pesquisa revela que embora em esmagadora maioria, a população negra ainda encontra dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Em 2008, do contingente de 372 mil desempregados da RMS, 332 mil eram negros e 40 mil, não-negros. Ou seja, a população negra correspondia a 89,2% dos desempregados.

Para as mulheres, há maior dificuldade de inserção produtiva, evidenciada pela taxa de desemprego recorrentemente maior do que a masculina. As mulheres negras detêm os resultados mais desfavoráveis, pois sua taxa de desemprego total era a mais elevada (25,2%, em 2008), enquanto a das não-negras correspondia a 18,0%.

 

Ocupação


Além disso, para a parcela de negros que consegue uma ocupação, com freqüência ela se dá em setores e posições em que a ausência de proteção social é maior, os rendimentos são menores e as jornadas mais extensas. Situações que elevam a instabilidade e a precariedade desse grupo populacional no mercado de trabalho.

Entre 2004 e 2008, verificou-se o aumento da participação de ocupados negros nos Serviços e na Construção Civil e diminuição nos Serviços Domésticos. Entre os ocupados não-negros houve redução de sua participação nos Serviços e aumento no Comércio.

 

Jornada de trabalho


A pesquisa revela também que no período analisado, os assalariados negros trabalhavam, em média, 42 horas semanais e os não-negros, 41 horas. Na Indústria, os negros trabalhavam 45 horas, em 2008, e os não-negros, 42 horas; e nos Serviços a jornada semanal média dos negros foi de 41 horas, enquanto a dos não-negros foi de 39 horas.

Matéria original

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Eles querem uma nova polícia

“A instituição da qual fazemos parte é assassina”, afirma...

Copie você mesmo – Por: Fernanda Pompeu

Começo esta crônica para o Mente Aberta citando...

O ódio ao imigrante é um dos produtos de um jornalismo sórdido que alimenta a direita

Por: Mauro Santayana O ódio ao imigrante é um...

STF vai julgar Marco Feliciano por estelionato

    No ano passado, ministro relator pediu...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=