IFTO destina cotas para indígenas e quilombolas

Fonte: Jornal O Girassol –

 

Mais uma porta se abre aos povos Indígenas e afrodescendentes no Estado do Tocantins. Pensando em contribuir na área educacional, o IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia realiza o primeiro vestibular no sistema de cotas para atender os estudantes nos cursos superiores nos campus de Palmas e Paraíso do Tocantins.

 

De acordo com a diretora de Igualdade Racial e Defesa das Minorias da Secretaria da Cidadania e Justiça, Mariá Soares, a Seciju enviou ofícios a todas as comunidades quilombolas no Estado do Tocantins sobre o primeiro vestibular no sistema de cotas que atenderá estudantes tanto indígenas como quilombolas. Após tomar conhecimento sobre o vestibular algumas pessoas da comunidade da Mumbuca, em Mateiros, ligaram agradecendo a ação da Seciju.

 

As inscrições para o processo seletivo Vestibular 2010/1 (vagas reservadas ao sistema de cotas em cursos superiores): graduação tecnológica e licenciatura 2010/1, estarão abertas no período de 13 de outubro a 6 de dezembro por meio do endereço eletrônica do instituto http://palmas.ifto.edu.br/seletivo.php?id_seletivo=609.

 

O estudante indígena do 8º período do curso de direito da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Domilto Inaruri Karajá, conhecido como Bill Karajá, falou sobre a importância do sistema de cotas, que beneficiará o seu povo. “São oportunidades válidas que vão surgindo e são mais portas que se abrem para os povos indígenas com acesso aos bancos acadêmicos. Tal oportunidade vai fortalecer os movimentos”.

 

O assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão do IFTO, professor Rodrigo Antônio Magalhães Teixeira, explicou que os candidatos afrodescendentes residentes em comunidades remanescentes dos quilombos e indígenas deverão participar do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2009 e, no ato da inscrição e da matricula apresentar os documentos previstos em edital para classificação, conforme recorte etnicorracial. (Informações da Ascom/Seciju)

Matéria original

+ sobre o tema

Cáritas Brasileira envia mais de 1 milhão de reais aos africanos

    Lançada em agosto deste ano pela Conferência Nacional dos...

What Happened, Miss Saldaña?

Nina Simone foi uma mulher única em todos os...

Exposição “Diáspora” por Josafá Neves

No dia 25 de maio, data em que se...

para lembrar

Declarcion del movimento social afrovenezolano y el proyecto simon bolivar

Por: Jesus Chucho Garcia Afrodescendientes discuten proyecto Simón Bolívar ...

Obama canta em homenagem a Ray Charles na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comandou uma...

Fórum Nacional de Performance aconteceu em Salvador

    As reflexões e propostas para a valorização da dança...

“A música é um instrumento de mudança dentro da gente”, diz Mestre Ivamar

Unido pelos quilombos do Amapá, no Norte do Brasil,...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=