Manifestantes fazem aula pública no saguão de secretaria de SP

Fonte: Estadão.Com-

 

Integrantes de movimentos pela igualdade racial chegaram a forçar a entrada na Secretaria de Justiça do Estado

SÃO PAULO – Com o propósito de conscientizar sobre a discriminação racial, integrantes de entidades em defesa da igualdade racial protestaram na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da Secretaria de Justiça do Estado, no centro de São Paulo. O incidente acontece na véspera do Dia da Consciência Negra.

 

Participaram da manifestação cerca de 100 integrantes da União dos Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora (Uneafro). O grupo chegou ao local por volta das 10 horas, no Pátio do Colégio, e tomou o saguão principal do edifício, onde foi realizada uma aula pública, segundo a entidade. A segurança do prédio tentou retirar o grupo, provocando um pequeno tumulto no local.

 

Segundo a Uneafro, uma sala de aula foi improvisada no local, atraindo a atenção de outras pessoas que passavam pelo Tribunal de Justiça. Entre as pautas da aula pública estavam a conscientização sobre a violência da polícia no Estado.

 

Depois da aula, a coordenadora de assuntos para a população negra da secretaria, Roseli de Oliveira, reuniu-se com membros dos movimentos, que protocolaram uma procuração reivindicando o cumprimento de políticas públicas pelo governo do Estado.

 

Após deixarem a secretaria, os integrantes do movimento seguiriam para a sede do Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública, onde também protocolariam o documento.

 

A assessoria de imprensa da secretaria nega que o prédio tenha sido invadido. Nas imagens registradas pelo fotógrafo Paulo Liebert, no entanto, é possível ver que os manifestantes chegaram a forçar a entrada.

 

O documento entregue à coordeandora Roseli de Oliveira pede ainda a defesa intransigente da “educação pública, popular, gratuita e de qualidade”, casada à defesa das Ações Afirmativas e Cotas para a população negra em universidades.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=