Ministra Cármen Lúcia toma posse como ministra efetiva do TSE

Fonte: JusBrasil –

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse há pouco como ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela ocupa a vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que renunciou ao cargo na terça-feira (17) por motivo de saúde. A posse da ministra ocorreu em sessão solene no plenário da Corte.

Desde o dia 15 de abril de 2008, a ministra Cármen Lúcia compõe a Corte como ministra substituta. Ela foi escolhida ministra efetiva do TSE pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em eleição realizada na quarta-feira (18).
Após a ministra Cármen Lúcia assinar o termo de posse, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, a declarou empossada no cargo de ministra efetiva.

Perfil

Integrante do STF desde junho de 2006, a ministra construiu sua carreira como procuradora do Estado de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do Estado no governo de Itamar Franco, professora titular de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Ela nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela PUC-MG. Tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Ela nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela PUC-MG. Tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Matéria original

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

‘Não deram explicações’, diz moçambicano barrado ao entrar no país para a Rio+20

Ativista Jeremias Vunjanhe, que coordena campanha contra a...

A lição da libertação de uma carioca acusada da morte de uma turista italiana. Por Cidinha Silva

A farmacêutica Mirian França, negra, sem antecedentes criminais, presa...

Marina: Sem conexão

Por: Hugo Marques e Fabiana Guedes A estratégia de...

Obama convoca conselho para discutir abusos a privacidade

O presidente dos EUA, Barack Obama, vai se reuniu...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=