TERREMOTO HAITI:Na TV, pastor norte-americano atribui terremoto no Haiti a ‘pacto com o diabo’

Pacto teria ajudado país a ficar independente, disse Pat Robertson.
Declarações do religioso repercutiram nos EUA.

 

O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal “Christian Broadcasting Network”, disse que a tragédia provocada pelo terremoto de terça-feira no Haiti foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população fizeram para que o país se tornasse independente da França.

Robertson é conhecido por fazer declarações incendiárias, como aquelas em que defendeu o assassinato do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Em seu programa de quarta-feira, ele insinuou que, “muito tempo atrás, aconteceu algo no Haiti”. “E o povo talvez não queira falar sobre isso”, acrescentou.

“Os haitianos estavam sob o jugo da França (…). Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: ‘Serviremos a ti caso nos liberte da França'”,

declarou o pastor.

Robertson insistiu na veracidade da história, que, segundo ele, terminou com as partes entrando em um acordo. O resultado, destacou, foram “a maldição” sobre os haitianos e as catástrofes que atingem o país mais pobre do hemisfério ocidental desde a sua independência, em 1804.

As críticas ao pastor não demoraram a chegar. A assessora da Casa Branca Valerie Jarrett afirmou na rede de TV “ABC”, que os comentários do líder religioso a deixaram sem comentários e não expressavam o espírito dos americanos nem do presidente Barack Obama.

Comentaristas de diferentes jornais também condenaram as palavras de Robertson, como o editor de uma coluna religiosa do “Washington Post”, David Waters.

Waters classificou como “vergonhoso” alguém sugerir que Deus ou as pessoas pobres do Haiti têm alguma relação com as causas da tragédia.

Um porta-voz do pastor, Chris Roslan, disse que as polêmicas palavras de Robertson se referiam aos rituais de vodu que eram praticados na ilha por escravos, e “não à ira de Deus”.

 

+ sobre o tema

Costa do Marfil organizará foro sobre diáspora africana

Abiyán, 20 set (Prensa Latina) Costa do Marfil...

A beleza negra de Odara

“Deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara”, canta...

Fundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a Projetos

Fonte: Areté Educar Fundação Cultural Palmares lança Edital para...

para lembrar

Festival cancelado por falta de apoio do Brasil

  Belo Horizonte (Brasil)– O Festival de Arte...

Workshop: Um gosto de África

Fonte: Jornal Ìrohin Com Daniela Moreau26 de setembrosábado...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=