Justiça autoriza invasão de casas para ação anti dengue

Por: VERIDIANA RIBEIRO

 

Decisões tomadas por juízes de Ribeirão Preto atingem até o momento 14 imóveis

Região do município do interior paulista passa por uma epidemia da doença, com mais de 1.200 casos registrados só neste ano

 

 

 

A Justiça de Ribeirão Preto, no interior paulista, liberou a entrada de agentes de saúde em 14 imóveis da cidade cujos donos se negam a abrir as portas para vistorias contra a dengue.

O município passa por epidemia da doença, com 1.230 casos registrados apenas neste ano.

As decisões dos juízes Julio César Spoladore Dominguez e João Gandini -uma para cada imóvel que se recusa a ser vistoriado- saíram ontem e permitem que os agentes arrombem as portas das casas, se necessário. Os proprietários dos 14 imóveis, se voltarem a barrar a entrada das equipes, ainda estão sujeitos a multa diária que varia de R$ 200 e R$ 1.000.

Em um dos imóveis que os agentes tentaram vistoriar, o proprietário não só impediu a entrada dos agentes como quase os agrediu fisicamente.

De acordo com o relato da equipe que visitou o local, o imóvel estava em “péssimas condições de higiene” e tinha “lixo e fezes humanas”, além de lonas plásticas e seis tambores em que o proprietário armazenava água, todos eles com larvas do mosquito Aedes aegypti.

 

Os juízes consideraram o que alega a Secretaria da Saúde: uma única casa com criadouros do mosquito da dengue pode fazer com que a população de uma rua inteira fique doente.

Até ontem, o total de casos de dengue no ano já ultrapassava os 846 registrados no primeiro bimestre de 2006, ano da pior epidemia na cidade.

De acordo com a Divisão de Controle de Vetores, a doença já se espalhou nas cinco distritais de saúde. Além da região de Ribeirão, as cidades de Rio Preto e Araçatuba também registram casos acima da média.

Guarujá
O Guarujá (Baixada Santista) registrou 130 casos confirmados de dengue só em janeiro -contra 64 durante todo o ano de 2009. A cidade tem ainda outros 700 casos suspeitos. Os números podem ser maiores se considerado o fato de a dengue ser uma doença subnotificada -muitas pessoas nem sequer procuram um serviço de saúde.

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

para lembrar

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar. Medida busca combater...
spot_imgspot_img

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a edição 2024/25...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), que atua em coalizão por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que seriam aplicadas neste domingo...
-+=