Polícia do Rio ocupa favela mais antiga da cidade

Rio de Janeiro – A polícia começou nesta segunda-feira (22/3) a ocupação do Complexo da Providência, na área central do Rio de Janeiro, naquela que é considerada a favela mais antiga da cidade.

A operação começou às 8h30 e teve a participação de 95 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o apoio de 150 homens do Batalhão de Choque. Essa é a primeira etapa para a implementação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade. Além do morro da Providência, a ocupação se estenderá também ao morro da Pedra Lisa e ao morro Moreira Pinto.

Segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes, não houve resistência na favela. “Tudo ocorreu como planejado, pois os bandidos estão divididos entre facções rivais. Sendo assim, já esperávamos que não ocorresse confronto”, avaliou.

Segundo Moraes, o batalhão vai buscar armamentos na área. “Iremos fazer uma minuciosa busca na comunidade para tentar encontrar armas ou drogas na favela”, afirmou.

Moraes disse que existem aproximadamente 40 novas localidades mapeadas para receber a polícia pacificadora, porém a ordem de ocupação, ainda não está decidida. “Temos aproximadamente 40 regiões na cidade para implantar as Unidades de Polícia Pacificadora, porém, a ordem de qual região será a próxima, vai depender do planejamento, pois cada uma tem sua particularidade”, disse.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que serão implementadas mais oito Unidades de Polícia Pacificadora até o final do ano. Sendo assim, a expectativa é de que 120 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pela ocupação dessas comunidades neste ano. Segundo Beltrame, o principal benefício da implementação das UPPs é a garantia que se possa implantar projetos sociais do estado com segurança nas comunidades que antes eram dominadas pelo tráfico de drogas.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

para lembrar

ONG de Luiza Trajano vai fiscalizar as candidatas “invisíveis”

Grupo Mulheres do Brasil lança site para dar visibilidade...

A legitimidade que vem da rua, por Felipe Freitas

Na democracia a legitimidade do poder é o resultado...

Desigualdade social faz Brasil perder um quarto do IDH em novo índice do Pnud

O Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud (Programa das...

Marina Silva diz que manterá política econômica caso seja eleita

A pré-candidata a presidência da República, Marina Silva (PV),...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=