Padre racista e delegada conivente

Conhecido por se envolver em infrações e acidentes de trânsito supostamente causados por dirigir bêbado, o padre Aparecido Donizete Bianchi, de São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo, é acusado agora de agir com racismo e de injuriar uma enfermeira que teria sido retirada à força de um carro sob xingamentos proferidos pelo padre.

A enfermeira de 24 anos foi à polícia registrar queixa nesta quinta-feira e disse que foi xingada “várias vezes de vagabunda e negrinha” pelo padre que também a empurrou do carro em que estava.

A dona do veículo, uma aposentada de 87 anos, havia contratado a enfermeira para trabalhar de dama de companhia. “Esta senhora é amiga do padre, que não aceitou a contratação da enfermeira e passou a xingá-la, chegando a colocá-la à força para fora do carro, quando a aposentada levava o padre para casa”, disse a delegada.

O padre pode responder por injúria qualificada, “ao ofender a dignidade de alguém fazendo menção a sua cor”, segundo a delegada, mas não se trata de racismo. “Seria se ele a tivesse colocado fora do carro por causa da cor dela, neste caso, cabe a injúria qualificada”, afirmou.

A delegada espera que a enfermeira vá à Delegacia da Mulher, para onde o caso foi transferido, fazer uma representação pessoal contra o padre. “Só a partir desta representação, posso abrir inquérito”, disse a delegada.

A confusão ocorreu no momento em que o padre voltava de um tratamento contra dependência de álcool feito em Curitiba para comandar umas das paróquias da cidade. A reportagem tentou contato com o padre, mas ele não atendeu aos telefonemas.

Bianchi responde a dois inquéritos por infração e acidente de trânsito por supostamente dirigir alcoolizado. Da última vez, ele perdeu o cargo de pároco da matriz católica de Rio Preto, a Catedral da Sé.

Ele teria invadido a rua com o sinal vermelho, atropelado dois motociclistas e fugido sem prestar socorro. Na delegacia, o padre se negou a fazer exame de dosagem alcoólica e negou que tivesse bebido, embora a polícia tenha apreendido latinhas de cervejas em seu carro.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Perspectivas decoloniais à luz do saber identitário

Resumo: O artigo, inclina-se em construtos teóricos entrelaçados a...

Racismo à brasileira e os Black Faces do Século XXI

Na semana do 13 de maio também acompanhamos um...

“Tem sido incrivelmente corajoso”, destaca Lewis Hamilton sobre Vini Jr.

Conhecido pelo seu ativismo em diversas causas, especialmente o...

Isto é um país?

Por razões industriais, o texto de domingo desta coluna...

para lembrar

“Rapaz tu é preto” – Homem é impedido de trabalhar por ser negro

O Dnit e a empresa Unirio, que presta serviço...

Vítima de racismo, brasileiro ainda sonha com punição de agressor

Número 206 do mundo, o tenista brasileiro Júlio...

Justiça julga 12 militares do Exército por morte de Evaldo Rosa

A Justiça Militar da União julga na próxima quarta-feira,...

Em busca do filho desaparecido, mãe visitou pontos de tráfico

José Luiz de Oliveira, 46, e sua mulher, Maria...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=