Em busca do filho desaparecido, mãe visitou pontos de tráfico

José Luiz de Oliveira, 46, e sua mulher, Maria de Fátima Ramos Oliveira, 43, com a foto de seu filho

A vigilante Maria de Fátima Oliveira, 43, e o motorista José Luiz de Oliveira, 46, assumiram o papel da polícia quando o filho do casal, Guilherme da Silva, desapareceu, aos 20 anos, em 2012.

“Fomos de bairro em bairro perguntando para as pessoas mais sórdidas se sabiam alguma coisa a respeito. Nunca tivemos contato com essas pessoas, mas tivemos que ter”, diz Maria de Fátima.

Guilherme foi visto pela última vez entrando à força no carro de três homens desconhecidos, relataram vizinhos.

Por meses, a mãe e o pai de criação do jovem colaram cartazes, visitaram pontos de tráfico e até matagais supostamente usados para desova de corpos à procura de Guilherme, que, segundo Maria de Fátima, era estoquista e não tinha ligação com criminosos.

“A única pergunta que a polícia faz é: ‘Ele não era drogado? Não mexia com tráfico?'”, conta a mãe. “Para a polícia, se for um ‘noia’, pode sumir.”

O caso foi registrado no 47º DP (Capão Redondo) –onde a família afirma que nunca foi chamada. Maria de Fátima queixou-se ao Ministério Público, e o caso seguiu para a delegacia especializada.

“Acho que eu corri mais que a polícia”, diz José Luiz.

A própria família diz ter descoberto e avisado a polícia sobre uma queixa de estupro feita por uma adolescente contra Guilherme uma semana antes de ele sumir.

 

Fonte: Jupter

“A namorada dele viu o boletim de ocorrência [do estupro] com o nome dele em cima da mesa de um investigador do 47º DP. O caso do Guilherme tem por onde começar a investigar. A polícia que não quer”, diz a mãe, que suspeita de vingança.

O jovem continua desaparecido. Não foi instaurado inquérito. A polícia informou que o caso teve “procedimento de investigação” aberto.

“As pessoas estão sozinhas. Se alguém desaparecer, pode ser o meu, o seu [familiar], vamos ter que virar investigadores. Isso não pode ser delegado ao particular. É o Estado que tem que fazer”, afirma a promotora Eliana Vendramini.

+ sobre o tema

ABC repudia ato racista contra Carlinhos Santos

O ABC Futebol Clube lamenta e repudia o episódio...

Nossos passos vêm de longe

Julho é o mês em que celebramos o Dia...

Sambo (Coon) – Reconhecendo estereótipos racistas internacionais – Parte III

Em 1898, quando a escravidão nos EUA já havia...

para lembrar

MP vai investigar caso de racismo na PUC-Campinas

O Ministério Público vai investigar a denúncia de um...

Sem a Discussão sobre as Cotas, Como Saberíamos Quem São os Racistas?

por Alex Castro As cotas raciais para o ensino...

Uma breve reflexão sobre o racismo no Brasil e o direito no âmbito da sociedade brasileira

Esse artigo propõe-se a discutir, numa perspectiva crítica, a...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=