Sisu: Para MEC, rodada única aprimora sistema de seleção

Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Educação Superior do MEC, diz que Sisu será mais ágil agora

Principal queixa dos reitores era o atraso no início das aulas em razão das convocações tardias de candidatos

 

 

Se toda instituição aprimora seu vestibular anualmente é normal que a segunda edição do Sisu também venha com alterações. Quem diz isso é Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação).

A principal alteração é ter apenas uma rodada, em vez das três da primeira edição do sistema. Consultados pela Folha, alguns pró-reitores de graduação de instituições que aderiram novamente ao sistema reclamaram da demora nas convocações após o Sisu do início do ano.
A crítica foi confirmada por Maria Paula e motivou a mudança no sistema, que deve encurtar o processo de convocações e acelerar o procedimento de chamada e matrícula. Veja trechos da entrevista exclusiva a seguir.

Folha – Transformar o Sisu em rodada única visa acelerar o processo, por se tratar do vestibular de meio de ano, ou veio em resposta a críticas das universidades?
Maria Paula Dallari Bucci-
É normal que um processo dessa magnitude sofra aprimoramentos. Aliás, até nos vestibulares das instituições, e a gente tem convivido com eles de perto, há uma série de alterações. Isso é normal.

Então era uma crítica?
A principal crítica das instituições era em relação ao adiamento do calendário [com a remarcação do Enem para dezembro, as convocações pelo Sisu foram adiadas]. É uma solução para encurtar a duração do processo.
E para usar melhor o que foi a grande inovação do processo, que é a lista de espera.
Concentrando as três etapas de inscrição em uma só, a gente antecipa o momento de uso da lista de classificação e da lista de espera. Essa lista é o maior instrumento para eliminar vagas ociosas.

O Sisu é capaz de selecionar alunos tão bem preparados quanto exames tradicionais?
Temos alunos mais preparados. Isso me foi dito pelo fórum de pró-reitores de graduação. O fórum colheu as opiniões dos pró-reitores e eles acham que o projeto é muito bom. É um aluno mais envolvido, tem mais capacidade de leitura, de compreensão. Além disso, o Sisu aumentou a visibilidade dos cursos, aumentou a procura por cursos que não eram conhecidos e aumentou as notas de ingresso em geral.

Para o próximo Sisu, serão aceitas as edições 2009 e 2010 do Enem?
É cedo para falar do próximo Sisu. Vamos esperar rodar esse aqui. Aí vamos fazer um balanço e decidir em conjunto com as instituições.

Tanto o Sisu quanto o Reuni -programa do governo federal de expansão das universidades federais-, que são iniciativas do governo federal, ao mesmo tempo em que aumentaram a mobilidade estudantil, trouxeram especulação imobiliária aos arredores das instituições. Isso faz com que o aluno tenha mais dificuldades para se estabelecer. O MEC está atento a isso?
Está. Tanto que ele dobrou o recurso para assistência estudantil. Hoje o programa, que é novo, tem recursos de R$ 300 milhões. O fato de que o estudante tem muitas opções é uma coisa a ser comemorada. (PG)

Fonte: Folha de São Paulo


+ sobre o tema

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

para lembrar

Em Ribeirão Preto, abismo racial no ensino é profundo

A pesquisa de Cristiano Pavini com dados do Ministério...

Defasagem entre idade e série é quatro vezes maior em escolas públicas

Turmas da rede pública têm mais alunos e passam...
spot_imgspot_img

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um...

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...
-+=