Em seu primeiro discurso como candidata, Marina diz que quer ser a primeira presidente negra do Brasil

PV fez convenção nacional hoje em Brasília e se mostrou otimista para chegar ao 2º turno


Marina Silva fez nesta quinta-feira (10) seu primeiro discurso como candidata à Presidência. Na convenção nacional do PV, em Brasília, Marina foi oficializada candidata do partido ao lado do empresário Guilherme Leal, que será o vice na chapa. A senadora encerrou seu discurso por volta das 18h de hoje, depois de um evento que começou às 11h20.

 

– Que no dia 1º de janeiro o Brasil possa ter a primeira presidente negra da história.

 

Marina é a terceira colocada nas pesquisas de intenção de voto, atrás de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). A candidata do PV varia entre 8% e 12% das intenções de voto. Hoje, o partido se mostrou confiante na possibilidade de chegar ao segundo turno.

 

Em seu discurso, Marina citou sua trajetória de vida, afagou aliados, elogiou Leal e lembrou sua passagem pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, como ministra do Meio Ambiente. A candidata do PV se emocionou ao lembrar os últimos meses no ministério.

 

– Eu fiquei no governo durante cinco anos, nunca fiz um discurso fácil para o presidente, dizendo “sim senhor, sim senhor, sim senhor”. […] Mas nunca me neguei de construir as melhores soluções para o país.

 

Marina foi aplaudida durante sua fala. Apesar de ter feito várias brincadeiras, a candidata do PV não poupou críticas ao governo. Ela reconheceu os avanços no país, mas disse que não se pode fazer uma “apologia cega” às conquistas.

 

– Hoje nós temos um Brasil que não precisa olvidar [esquecer] suas conquistas, mas também não precisa fazer uma apologia cega a ela, esquecendo que ainda temos muitos desafios, e muitos erros a ser conhecidos.

 

O evento estava marcado para começar às 10h, mas atrasou. Antes de Marina, Guilherme Leal também discursou. Além dos candidatos a presidente e vice, outros militantes do partido discursaram para a plateia. Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, aparou arestas da briga interna com a cúpula do partido e afirmou que está ao lado de Marina na disputa pela Presidência.

 

Alfredo Sirkis, coordenador da pré-campanha de Marina, fez um discurso conciliador sobre questões polêmicas como religião e a união entre pessoas do mesmo sexo. Sirkis pregou a “multiplicação” do eleitorado de Marina, seguindo o discurso confiante no partido. O presidente da legenda, José Luiz Penna, foi um dos primeiros a falar à militância verde.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Lojas de shopping de SP fecham com medo de encontro de jovens

    Uma reunião de jovens marcada pela...

Ligações entre Demóstenes e Cachoeira seriam para resolver questão amorosa

  Vinicius Sassine Publicação: 04/03/2012 09:31 Atualização: O bicheiro...

Paulo Nogueira Batista: Criou-se no Brasil terreno fértil para a intervenção estrangeira

Brasil corre perigo Dos Brics, o país é o mais...

Juiz perde voo e manda prender funcionários da TAM

Essa não é a primeira polêmica envolvendo o magistrado Marcelo...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=