Após pedágios, Alckmin agora vê falta de leito em SP

Dois dias depois de prometer rever preços, candidato tucano ao governo admite carência hospitalar no Estado

Ex-governador nega mal-estar com Serra por causa de proposta e diz que campanha do aliado “está deslanchando”


Dois dias depois de prometer a revisão do preço do pedágio, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse ontem ter diagnosticado carência de leitos hospitalares na Baixada Santista.
Aliado do ex-governador e candidato à Presidência, José Serra, Alckmin admitiu a deficiência ao falar da radiografia que faz para elaboração do programa de governo.
“Leitos hospitalares, onde falta? Já detectamos na Baixada Santista”, afirmou Alckmin, após palestra no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
À Folha Alckmin alegou que os investimentos do governo Serra nas AMEs (Assistência Médica Especializada) ampliaram a demanda por internação hospitalar. A Baixada, acrescentou, cresceu.
Equilibrando-se entre a candidatura da continuidade e a promessa de avanço, Alckmin negou constrangimento com Serra após a promessa de correção de pedágio. “Nenhum mal-estar.”
Dando sinais de que a considerava emperrada, Alckmin disse que “a campanha de Serra também está deslanchando” no Estado.
“A gente sente que a campanha do Serra está embalando. Ela vai agora no crescente. Hoje, ouvi amigos da região de Rio Preto, Votuporanga, Fernandópolis: “Olhe, outro cenário aqui”. Quer dizer: a campanha do Serra está deslanchando.”
Além de ampliação da rede hospitalar, Alckmin prometeu a oferta de tempo integral a alunos, centros de formação profissional e a transformação da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) no “BNDES da habitação”.

FUNDOS

Em vez destinar seu orçamento de R$ 1 bilhão anual à construção, a CDHU destinaria recursos a dois fundos: um garantidor, para redução do impacto de juros nas prestações, e outro para subsidiar a parte dos mutuários.
O fundo atenderá a famílias de até cinco salários minimos. Segundo Alckmin, a mudança poderia quadruplicar o número de unidades construídas. “A CDHU não precisa ser construtora. O setor privado faz.”
Arquiteto urbanista do Instituto Pólis, Kazuo Nakano afirma que a proposta é exequível, mas insuficiente para a criação de um sistema estadual de habitação.
Embora tenha rechaçado o clima de “já ganhou”, Alckmin deu uma escorregadela:
“Nós vamos…Pretendo implantar o aluno de tempo integral”, corrigiu-se.

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Por que há tragédias e mortes que dão audiência e outras não?

Mantive, durante anos, na sala do meu escritório uma...

Em último debate, Haddad se apresenta como sólido, e Serra insiste em mensalão

São Paulo – Se não apresentou novidades, o último...

Padre Júlio Lancellotti: “Existir no Brasil já é uma rebeldia”

Conhecido como rebelde, o Padre Júlio Lancellotti tem usado as redes...

Oito fatos sobre o Programa Bolsa Família – por: Barbara Avelar Gontijo

Por Barbara Avelar Gontijo* Em períodos de eleições, políticas públicas...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=