No Rio, Dilma critica DEM por ter ido ao Supremo contra o ProUni

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, criticou o DEM, partido aliado do seu adversário José Serra (PSDB), por ação contra o ProUni ajuizada no STF (Supremo Tribunal Federal). Afirmou ainda que a oposição é “enganosa”.

“Eles falam, falam, e quando podem, fazem contra o povo. Eles são enganosos, mas o povo é inteligente e capaz. Não vai se deixar enganar”, disse Dilma, durante visita à Cidade de Deus (zona oeste do Rio) na tarde deste sábado.

A petista afirmou que o partido aliado a Serra “entrou no Supremo para acabar com o ProUni”.

“A alegação política era que nivelamos a educação por baixo ao abrirmos vagas para a população mais pobre. Aconteceu o contrário, os estudantes pobres se superaram e tiveram um desempenho extraordinário.”

Ao atacar o DEM, que indicou o candidato a vice Indio da Costa, Dilma pretende colocar o tucano como oposicionista da política. Serra tem defendido durante a campanha a extensão do ProUni para o ensino médio.

“Quando criamos o ProUni entraram com uma ação no Supremo. Quem entrou? O partido aliado da candidatura alternativa à minha, o partido DEM”, disse ela, a uma plateia de cerca de cem pessoas no auditório da Cufa (Central Única das Favelas), na Cidade de Deus.

A mesma crítica foi feita em seguida em comício numa praça da favela pelo candidato petista ao Senado, Lindberg Faria, ao lado de Dilma.

A petista criticou indiretamente também a relação de Serra com os professores. Ao defender a reivindicação da classe por melhores salários e condições de trabalho, afirmou que eles não devem ser “tratados a cacetada”.

Foi uma referência aos conflitos entre o sindicatos de professores de São Paulo e a polícia na véspera da saída do tucano do governo estadual.

Ela usou também o Bolsa Família para atacar a oposição. “Não adianta dizer que vão dobrar o Bolsa Família porque quando estavam no governo reduziram os programas sociais que tinham.”

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Miss Universo visita Parque dos Atletas, na Rio+20

Leila Lopes visitou um dos eventos que integram a...

15 mais ricos do Brasil têm patrimônio maior que 14 milhões do Bolsa Família

Patrimônio das 15 famílias mais ricas do Brasil é...

Em tratamento contra câncer, Lula raspa cabelo e barba

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que realiza...

Sakamoto – Tirem o crucifixo do STF. O Cristo Redentor pode ficar

O Cristo Redentor completa 80 anos na próxima quarta...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=