Para Lula, Brasil encontrou caminho para a geração de empregos

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou os dados de empregos formais criados nos últimos anos e afirmou que eles mostram que o Brasil “encontrou o caminho… da geração de empregos”.

 

“Porque nós estamos fazendo o que não acontecia desde 1975, quando entramos numa crise de desemprego no Brasil, de desativação das atividades econômicas no Brasil”, disse o presidente em seu programa semanal de rádio.

Na semana passada, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que foram criados em 2009 1,766 milhão de novos empregos formais, levando o total entre 2003 e 2010 a 13,9 milhões.

“Ao criarmos 14 milhões de empregos, a gente fica olhando a Europa e os Estados Unidos, que perderam, apenas em 2009, praticamente 16 milhões de postos de trabalho”, comparou Lula. “Finalmente, o Brasil vai se transformar numa grande economia.”

MERCOSUL

O presidente também elogiou os resultados da 39a Cúpula do Mercosul, realizada em San Juan, na Argentina, na semana passada, dizendo que foi “uma das melhores” das quais já participou.

Segundo o presidente, a aprovação do Código Aduaneiro do Mercosul e o fim da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), entre outras medidas, serão importantes para melhorar o comércio do bloco.

“Nesses oito anos que eu participo do Mercosul, esta foi a reunião mais produtiva, me dando a impressão de que, pela primeira vez, todos nós tivemos consciência da verdadeira importância do fortalecimento do Mercosul”, afirmou.

Lula também destacou o encontro com a presidente da Argentina , Cristina Kirchner, dizendo que os dois países querem intensificar os esforços de cooperação para o uso pacífico da energia nuclear.

 

Fonte: JusBrasil

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Gurgel faz revanche e exonera Deborah Duprat

  Deborah Duprat perde o cargo de vice-procuradora da República...

Joaquim Barbosa: Pressa

Fonte: Folha de São Paulo- Relator do processo do...

Carta aberta aos organizadores da Marcha da Família 2, por Marcos Sacramento

  Caros organizadores da Marcha da Família 2, embora falte...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=