Propaganda eleitoral gratuita na televisão começa na terça-feira

Rio de Janeiro, 16 ago (EFE).- A campanha para as eleições de outubro chega a uma fase decisiva amanhã, com o início da propaganda eleitoral gratuita na televisão.

As últimas pesquisas apontam a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 41% das intenções de voto, na frente do tucano José Serra, com 33%.

Em terceiro lugar aparece a candidata do PV, Marina Silva, com 10%, o que configura um cenário polarizado entre Dilma e Serra, que se alternaram na preferência dos eleitores nos últimos meses.

A televisão é considerada o principal meio de difusão política no Brasil e os analistas concordam em que a etapa da campanha que começará amanhã será determinante para o pleito.

O tempo que cada candidato terá para passar suas mensagens pela televisão foi fixado em função da representatividade que os partidos que o apoiam têm no Congresso, o que dá vantagem à petista.

A coligação de dez partidos liderada pelo PT garantirá um tempo de 10 minutos e 38 segundos no ar para Dilma, que, da mesma forma que os outros candidatos, terão seus programas transmitidos duas vezes a cada terça-feira, quinta-feira e sábado.

Serra contará com 7 minutos e 18 segundos e Marina terá 1 minuto e 23 segundos, enquanto outros seis candidatos, em sua maioria ainda desconhecidos pela maioria dos eleitores e que contam com uma intenção de voto menor que 1%, só disporão de entre 55 e 62 segundos.

Segundo o PT, a grande atração de suas propagandas eleitorais na televisão será, junto com Dilma, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mantém uma popularidade próxima a 80% e apoia a candidata.

Lula já participou de vários comícios ao lado de Dilma e no fim de semana passado divulgou um vídeo na internet pedindo que os brasileiros apoiem sua candidata, para aprofundar os avanços no país nos âmbitos social e econômico.

O PT antecipou que o primeiro programa de Dilma a mostrará em um percurso por um bairro popular do Rio de Janeiro, no qual o Governo desenvolveu importantes obras de saneamento e implantou planos dirigidos a reforçar a segurança.

No caso de Serra, seu primeiro programa tentará sensibilizar os eleitores em torno da necessidade de melhoras na saúde pública.

A propaganda eleitoral gratuita pela televisão vai até o dia 30 de setembro.

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Entrevista de Cidinha da Silva para o Literatura Subversiva

1 - Quando você percebeu que tinha uma relação...

Lula já foi inocentado por 11 testemunhas na Lava Jato

As testemunhas Augusto Mendonça, Dalton Avancini, Eduardo Leite, Delcidio...

Gilberto Gil republica show na ONU e discurso de posse no Ministério da Cultura

O cantor Gilberto Gil postou em suas redes sociais...

O voto das mulheres

Por Fernanda Pompeu   A primeira vez que pude exercer o...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=